Plataforma Multidisciplinar Pense Matemática

O ano de 2018 será repleto de novidades no ICJ! Uma das mais aguardadas é a implantação do Pense Matemática, um programa multiplataforma desenvolvido para dar sentido à aprendizagem da Matemática.

Como ferramenta de aprendizagem, ela amplia as possibilidades da Metodologia Menteinovadora que, dede 2008, é oferecida no Colégio com o objetivo de potencializar o cérebro das crianças e adolescentes, desenvolvendo suas habilidades sociais de construir conexões entre diferentes campos do pensamento.

A implementação do programa é decorrente de estudos e intensas participações dos diretores do Colégio em eventos científicos. Ao conhecerem o Pense Matemática se surpreenderam com sua robustez: um programa moderno que concentra uma série de recursos pedagógicos em um ambiente online com atividades e recursos multimídia que se somam para instigar a curiosidade e multiplicar os saberes dos alunos.

O programa, oferecido em parceria com a Positivo Informática, será utilizado pelos alunos do 1º período da Educação Infantil ao 8º ano do Ensino Fundamental com abordagens devidamente adaptadas para cada faixa etária. Ao dar esse novo passo, o Colégio pretende exercitar o olhar matemático dos alunos, possibilitando a descoberta de novas formas de aprendizagem, dentro e fora da sala de aula. Assim, passarão a encarar situações desafiadoras como cenário para construção de sentido dos números e suas relações nos diversos contextos em que se apresentam.

O Pense Matemática é composto por três áreas distintas: Dinâmicas, Academia e Arena. A primeira é integrada por dinâmicas de aulas que serão conduzidas pelo professor. Cada dinâmica possui um roteiro de atividade distinto sobre uma temática específica, dentre elas Matemática da Natureza; Matemática do Trabalho; Matemática da Cultura e das Artes; Matemática dos Lugares e das Construções; Matemática da Matemática e Matemática das Tecnologias. Ao final de cada aula, os alunos são convidados a avaliar a atividade e, mensalmente, o professor participa de chats para discussão das dinâmicas. Com isso, é possível compreender as opiniões acerca do programa e realizar constantes mudanças para sua melhoria.

A Academia da Matemática consiste em uma sequência de atividades on-line relacionadas às habilidades da Matemática que podem ser usadas como ferramenta complementar à grade curricular. Os alunos são integrados a um sistema adaptativo personalizado por ano de escolaridade com conteúdos exclusivos para cada perfil e avançam de acordo com seus ritmos particulares. O acompanhamento das turmas é feito pelo professor, que monitora os indicadores de desempenho individuais, possibilitando intervenções mais assertivas.

A Arena é a área na qual é possível estimular os alunos a participarem de clubes e competições, além de continuar desenvolvendo habilidades e a interpretação de dados da realidade. Algumas outras atividades desse campo são os quizzes, desafios de lógica e jogos.

O programa Pense Matemática será o novo aliado do Colégio para desenvolver o senso numérico, a fluência matemática, a resolução de problemas e a investigação matemática dos alunos a partir de um processo encantador, participativo e repleto de descobertas!

Para o 3º, 4º e 5º anos será ofertado, também, o inédito WeDo 2.0, que permite aos alunos explorarem projetos de Ciências que incluem engenharia, tecnologia e programação. Integram o WeDo 2.0 uma biblioteca com mais de 40 horas de aula e uma Biblioteca de Design com ideias inspiradoras para criação de projetos motivadores.

O ensino da Robótica no ICJ permanecerá na grade curricular dos alunos do 9º ano do Fundamental, 1º e 2º anos do Ensino Médio, com caráter multidisciplinar, integrando conceitos da Matemática, Mecânica, Física, Informática e demais áreas de estudo.