Visita Técnica ao Parque Jacques Cousteau

Como culminância de um projeto fascinante, os alunos do 1º período da Educação Infantil realizaram uma visita técnica ao Parque Municipal Jacques Cousteau, sob a orientação da professora Amanda. O Parque Municipal Jacques Cousteau, com sua história rica e evolução notável desde sua criação em 1971 e implantação em 1999, proporcionou aos nossos alunos uma jornada pela natureza. Localizado em uma área aproximada de 335 mil metros quadrados, o parque tem uma trajetória intrigante, iniciando como depósito de lixo da cidade, transformando-se em horto para a produção de mudas e, finalmente, emergindo como um refúgio verdejante no coração de Belo Horizonte.

A cobertura vegetal exuberante do parque, correspondendo a 80% de sua área total, é testemunha do avançado grau de regeneração natural. Com uma predominância de espécies arbóreas, ornamentais e frutíferas, como mangueiras, jabuticabeiras e bananeiras, o local é um verdadeiro santuário ecológico. Nascentes e cursos d’água perenes acrescentam uma dimensão aquática à biodiversidade do parque.

A visita técnica incluiu uma trilha ecológica interpretativa, acompanhada pela equipe da BG Turismo, proporcionando aos pequenos a oportunidade de absorver conhecimentos de forma interativa e divertida.A experiência no parque não apenas enriqueceu o conhecimento dos nossos alunos sobre a biodiversidade local, mas também cultivou um entendimento mais profundo sobre a importância da preservação ambiental. Essa iniciativa reflete o compromisso do Colégio ICJ em proporcionar oportunidades educativas além das salas de aula, preparando nossos alunos para serem cidadãos conscientes e conectados com o meio ambiente.