Sisu e TRI, o que os estudantes precisam saber sobre

Durante a 3ª série do Ensino Médio, os estudantes encaram uma maratona de estudos para a conclusão da Educação Básica rumo ao Ensino Superior. Tendo isso em vista, com o intuito de desmistificar o processo seletivo para o ingresso na faculdade pública ou privada, o Colégio tem mediado palestras e demais meios de comunicação durante todo o mês de outubro, a fim de auxiliar os alunos em suas escolhas para o curso de graduação pretendido.

Nessa perspectiva, a temática abordada durante a palestra destinada aos alunos da 3ª série foi o Sisu, meio pelo qual instituições públicas oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O procedimento é relativamente longo, pois envolve 4 etapas: inscrição, acompanhamento da nota, resultado e lista de espera. Ao se inscrever na página oficial, o estudante pode selecionar duas opções de curso para concorrer à vaga, sendo possível alterá-las até o último dia em que o sistema estiver aberto.

No decorrer desse processo, a nota de corte dos cursos varia, o que exige atenção. Esse acompanhamento permite ao estudante medir suas chances de aprovação. Por outro lado, considera-se fundamental que os alunos tenham consciência de que há diversas possibilidades, ainda que a conclusão das três últimas etapas seja demorada.

Da mesma maneira, levando em consideração outra preocupação que aflige os futuros universitários, a TRI (Teoria de Resposta ao Item) foi também discutida, temática ministrada na ocasião pela representante do Sistema Bernoulli de Ensino. Essa é uma metodologia adotada para a correção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em outras palavras, é um modo de legitimar a prova e os conhecimentos dos alunos que a fazem e também uma forma de impedir o “chute”.

Os alunos Gabriel Pereira e Ana Carolina Martins descreveram como os assuntos referentes ao Sisu e a TRI foram importantes para esclarecimentos abrangendo toda a turma. Para Ana Carolina, o Sisu é sua primeira opção de ingresso ao ensino superior. Nesse sentido, saber que a palestrante, que compartilhou suas experiências, também passou por essa etapa, a tranquilizou acerca do processo e fez com que percebesse como é importante entendê-lo na prática. Outrossim, para Gabriel, que também possui o Sisu como opção, compreender como é a vida universitária, as grades de ensino e o esclarecimento de dúvidas foi algo agregador e acolhedor. Além disso, segundo o aluno, entender as funcionalidades do processo e o que vem após dele os prepara melhor para futuras etapas de ingresso.

Após o ENEM, existe um caminho a ser percorrido até o ingresso ao tão sonhado curso de graduação. Hoje, os estudantes possuem opções de instituições públicas e privadas e gamas de conhecimento e acesso para auxiliá-los no decurso. Nessa etapa final antes da aplicação do exame, nada melhor do que avaliar as possibilidades, ajustar os últimos detalhes e realizar com foco e tranquilidade a avaliação que é a porta de entrada para uma futura profissão.