Projeto de Linguagens e a História do Colégio ICJ

No sábado, dia 14/08, os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio apresentaram o Projeto de Linguagens, um trabalho multidisciplinar que tratou sobre a história do ICJ ao longo das décadas. O evento aconteceu via Zoom, das 8h às 12h.

A professora Alexandra dos Santos ficou responsável pelo discurso de abertura. Nele, Alexandra relembrou os momentos iniciais do projeto e sua primeira conversa com as turmas da 3ª série do Ensino Médio. A princípio, os alunos perguntaram como iriam desenvolver sua parte do trabalho se eles não viveram a primeira década do Colégio, a de 60. Por isto, a professora explicou e reafirmou em seu discurso: “narrar o passado é muito importante para a construção do presente”.

Cada uma das turmas ficou responsável por uma década. Os formandos da 3ª série contaram a história dos 10 anos iniciais do ICJ. A 2ª série falou sobre a década de 70 e a expansão do Colégio, mesmo em tempos de Ditadura. Para finalizar os trabalhos do Ensino Médio, a 1ª série, por meio da história de dois ícones do futebol dos anos 80, Zico e Maradona, produziram um jornal impresso em inglês e português, além de um telejornal.

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II falaram sobre a década de 90 e sua irreverência. O 8º ano pegou carona na vassoura mágica da franquia de sucesso dos anos 2000: Harry Potter. Os estudantes fizeram uma releitura do filme “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, baseando-se no enredo literário da obra, eles apresentaram a história do Colégio ICJ.  O 7º ano ficou com o tema dos anos 2010: “Icjotinha em ação”. O 6º ano fez uma análise da trajetória da atleta de handebol Duda Amorim, eleita melhor jogadora do mundo da década (2011-2021), assim como da tradição do esporte no ICJ.

Esse projeto faz parte das comemorações dos 60 anos do Colégio ICJ. Parabenizamos todos os alunos e alunas pelo seu empenho e dedicação! Todos os trabalhos ficaram incríveis!

Quer descobrir mais? Acesse os links abaixo: