Projeto Cordel em Movimento 2023

Os estudantes do 4º ano A e B protagonizaram uma atividade cultural fascinante, intitulada “Cordel em Movimento”, resultado do projeto literário desenvolvido ao longo do ano letivo.Vale ressaltar que as aulas de Teatro, Língua Portuguesa, Produção Textual e Arte foram cruciais para explorar o gênero textual em questão, bem como a cultura e a poesia nordestina por meio dos famosos cordéis. Os alunos mergulharam na rica tradição dessa expressão artística, dedicando-se à criação de seus próprios poemas e aprimorando suas habilidades de escrita, leitura, interpretação e oralidade.

O projeto proporcionou uma experiência imersiva, enriquecedora e inspiradora aos estudantes do 4º ano. Nesse sentido, durante as aulas de Teatro, eles aprenderam sobre a importância da expressão corporal, dos gestos e da entonação vocal para dar vida aos versos cordelianos. A disciplina de Língua Portuguesa foi ferramenta essencial para explorar a riqueza da linguagem poética, os recursos literários e as rimas características dos cordéis.

Além disso, nas aulas de Produção Textual, os alunos foram incentivados a soltar a imaginação e a dar asas à criatividade na composição de seus próprios poemas. Eles exploraram diversos temas, desde as tradições culturais do Nordeste até questões contemporâneas que os sensibilizam. Cada aluno colocou suas ideias em versos, dando vida às suas emoções e experiências pessoais por meio da poesia.

Somado a isso, as aulas de Artes proporcionaram o espaço para os estudantes desenvolverem habilidades visuais e gráficas. Sendo assim, eles ilustraram seus poemas e painéis com desenhos, utilizando técnicas artísticas diversas para transmitir suas mensagens de forma visualmente impactante.

A apresentação do "Cordel em Movimento" foi um momento especial para os alunos compartilharem com os familiares e comunidade escolar em geral o resultado de todo o esforço e aprendizado adquiridos durante todo esse processo. Em suma, o evento foi marcado por performances teatrais, leituras emocionantes dos cordéis e exposição dos poemas ilustrados pelos próprios estudantes.

Parabenizamos a todos os envolvidos nesse projeto extraordinário, que estimula a criatividade, a expressão artística e a valorização das tradições culturais brasileiras. O Colégio ICJ continua afirmando seu compromisso em promover experiências pedagógicas enriquecedoras, despertando talentos e formando cidadãos conscientes e culturalmente
engajados. Esperamos que esse momento tão alegre e encantador venha proporcionar boas memórias na vida dos alunos, professores, pais e responsáveis, bem como de todos os que de certa forma sentiram-se contagiados pela energia gerada por aquele ambiente.