Projeto Ciências da Natureza e Matemática

No dia 20 de agosto os estudantes do Ensino Fundamental e Médio realizaram a Mostra dos Projetos envolvendo as áreas da Ciências da Natureza e Matemática.

A proposta foi desenvolvida ao longo da etapa com o incentivo e orientação dos professores das respectivas áreas.

Os trabalhos foram produzidos embasados na metodologia científica, utilizando-se de diversos recursos tecnológicos e a robótica.

Os alunos se dividiram em equipes apresentando temas como a produção de sabão, lixo eletrônico, reciclagem, energia sustentável. Durante a programação, o evento também contou com o Bazar Solidário, proposto pelos alunos da terceira série do Ensino Médio.

A seguir teremos depoimentos de professores relatando como o projeto contribuiu no processo de conhecimento dos alunos:

“ Contribuiu para que os alunos entendessem que ao cuidar do meio em que vivem, cuidam não só de si mesmos, mas dos outros, e que o projeto ajuda no desenvolvimento socioemocional, trabalha valores, habilidades como empatia, ética, responsabilidade, resiliência, colaboração em equipe e criatividade ”. Sônia Carla professora de Matemática.

“O projeto “Escape Water” desenvolvido pelos alunos do 8º ano, coordenados pelos professores de Ciências e Matemática (juntamente com a robótica), permitiu aos mesmos não somente atentar, pesquisar e divulgar sobre o tema água como, também, trabalhar com criatividade e coletividade, o referido tema dentro da “febre mundial” do momento: as salas temáticas de “escape room”. Anderson professor de Ciências.

“ Os alunos do 8º ano do EF construíram uma sala de SCAPE que é um jogo que envolve o raciocínio lógico para decifrar alguns enigmas. Com isso, eles também foram desafiados a elaborar problemas que passavam por conhecimentos científicos, tecnológicos e matemáticos. ”  Evandro professor Matemática.

“Os alunos do 6º Ano compreenderam que o descarte incorreto de 1 litro de óleo usado pode contaminar até 25 mil litros de água e, assim, aprenderam a produzir um sabão ecológico, reutilizando o óleo usado que seria descartado, para incentivar as pessoas a darem um destino correto a esse material, sem prejuízo ao meio ambiente. ” Regina professora de Ciências.

Concluímos com êxito a programação do evento, famílias e visitantes puderam desfrutar das diversas temáticas, observando a desenvoltura dos estudantes e os trabalhos desenvolvidos por eles.