Práticas sustentáveis para um futuro melhor

A Sustentabilidade é o termo utilizado para ações que visam suprir necessidades humanas atuais, sem comprometer as futuras gerações. Sendo assim, propõe-se utilizar recursos naturais de forma consciente, para que se mantenham no futuro.

As escolas, por serem consideradas influenciadoras de opinião de crianças e adolescentes, devem se envolver nas necessidades do mundo atual, como os relacionados à sustentabilidade. Porém, é preciso haver, além da influência, uma coerência lógica entre discurso e prática.

O Colégio ICJ busca ser cada vez mais consciente em suas ações e coerente com os valores que transmite. Sendo assim, participa de projetos que diminuem o impacto negativo no meio ambiente, envolvendo alunos, equipe administrativa e pedagógica.

Possui, por exemplo, contrato com uma Fazenda Solar, pioneiras no Brasil no mercado de painéis fotovoltaicos. A empresa possui lotes de placas solares que geram energia elétrica, limpa e renovável, a partir do sol, além de economizar na conta de luz.

Outra ação que foi implementada é a captação e reaproveitamento da água de chuva, um recurso natural de nosso alcance. A escola possui uma estrutura composta por coletores de água, que a direcionam para um reservatório. É importante ressaltar que aproveitamento ocorre apenas para uso não potável, destinado à rega de jardins, lavagem de pátios e outros espaços.

A partir de fevereiro de 2020, toda a equipe administrativa e pedagógica fará a substituição dos copos descartáveis utilizados no ambiente de trabalho por canecas, individuais, de inox. Não serão consumidos e descartados no meio ambiente cerca de 82 mil copos plásticos por ano e o acúmulo desnecessário de lixo será evitado.

A ação mais recente do colégio é a utilização de tecido produzido a partir da reciclagem de garrafas PET, para a confecção das camisas de uso diário do novo uniforme escolar. A ideia é oferecer um produto ecologicamente correto e que evite usar produto virgem, que demora anos para se decompor na natureza. 50% do fio é reciclado, os outros 50% são de algodão. Essa mistura faz com que o uniforme não deixe o conforto de lado e mantenha a qualidade e durabilidade. Com essa iniciativa, cerca de 2000 garrafas PET serão retiradas do meio ambiente por ano.

O Colégio ICJ reitera sua preocupação com a sustentabilidade e faz questão de participar de projetos que ajudem o meio ambiente, para um futuro melhor.