Oficinas de Teatro – Ensino Fundamental I

“A aprendizagem artística é o caminho para nutrir a criatividade de crianças e jovens por toda a vida!”

Pensando nisso, a equipe do 4º e 5º Ano, planejou o Projeto Literário elencado com a temática TEATRO. O teatro beneficia o corpo e a mente. Experimentar esta prática artística pode parecer um desafio, mas quanto mais cedo nutrirmos a nossa mente com criatividade, maior serão os resultados positivos dessa habilidade socioemocional tão requerida na sociedade.

O teatro é uma atividade que envolve o aluno em todos os sentidos: trabalha a postura corporal, a respiração, a fala, desenvolve a leitura e, principalmente, é uma ferramenta para a vida. Atividade ótima para o corpo e para a mente. Inclusive, temos alguns motivos para aprendermos técnicas teatrais, como por exemplo: desenvolver processos mentais como concentração, memorização e imaginação; desenvolver competências e habilidades sociais como empatia, tolerância e trabalho em equipe; potencializar criatividade, espontaneidade e improvisação; aumentar a autoestima; trabalhar sua expressividade corporal e vocal; melhorar a capacidade de compreender e de lidar com conflitos em relacionamentos interpessoais em diversas situações; acrescentar capacidade respiratória, resistência física, flexibilidade, coordenação e mobilidade corporal; sem contar que o teatro é uma ação que promove envolvimento com a arte e a cultura.

O Colégio ICJ, firmou parceria com Willian Rocha, renomado professor de Teatro, para desenvolver um trabalho, juntamente com as professoras regentes das turmas do 4º e 5º Anos, nas aulas de Arte e Produção textual, promovendo assim, técnicas de teatro, onde os próprios alunos serão os protagonistas na organização desse trabalho.

Os encontros serão semanais e acontecerão durante todo o ano letivo. A culminância do projeto será a apresentação de uma peça teatral, organizada pelos alunos, contando com a mediação do Willian Rocha e das professoras. A temática do 4º Ano é Cordel em Movimento e aos alunos poderão estudar e desenvolver as técnicas para a apresentação do Cordel. Já as turmas do 5º Ano A e B, trabalharão com os temas “Sonho de Uma Noite de Verão”, de William Shakespeare e “Príncipes e princesas, sapos e lagartos”, de Flávio de Souza, respectivamente.