Hora Cívica e Entrega de certificados dos Alunos Destaque

Hoje, dia 21 de fevereiro, foi realizada a Hora Cívica no Colégio ICJ. Os alunos do Ensino Fundamental II e Médio refletiram sobre um tema muito importante, o respeito. De origem latina, o termo respectus trata de um tipo de sentimento positivo, referente à ação de admitir a diferença.

A escritora Edna Frigato é assertiva quando diz “Aceita o teu próximo como você quer ser aceito / Respeita-o como você quer ser respeitado / Entenda-o como você quer ser entendido / Olha-o como você quer ser olhado / Ouve-o como você quer ser ouvido / Seja gentil com ele, diga só o que você gostaria de ouvir / A primeira lei da vida é o respeito”.

As alunas Ana Carolina Martins e Graziela Profeta Guimarães, do 1º ano do Ensino Médio, foram convidadas a recitar o poema autoral “RESPEI(TE)”, representado abaixo na matéria . Além delas, Bruna Rezende Gomes, do 7º ano do Ensino Fundamental II, cantou a música “Respeito às diferenças”, de Eleni Freire.

Imbuídos pela reflexão sobre o tema, foi dado início a campanha Antibullying do Colégio ICJ, que tem como lema “Bullying, estou fora!”. As soluções para combater atitudes agressivas e intencionais não são simples, mas o respeito e a empatia, comentados durante a manhã de reflexão, são os pontos iniciais para combater o problema.

Para fechar a Hora Cívica, foi feita a entrega dos certificados do Aluno Destaque de 2019. Os alunos homenageados foram contemplados, individualmente, com uma bolsa de estudos, graças à dedicação e seriedade com a missão e valores do Colégio ICJ. Os pais dos Alunos Destaque também fizeram parte da entrega do certificado e comemoraram a homenagem junto aos filhos.

Parabenizamos os alunos, educadores e as famílias, pois este resultado foi conquistado graças ao empenho e dedicação de cada um.

Poema “RESPEI(TE)”, das alunas Ana Carolina Martins e Graziela Profeta Guimarães:

Respei(te)

É a mesma história de sempre

Respeito

Muito falado

Pouquíssimo praticado

Eu e você não somos audiência para o desrespeito.

O respeito é como um instrumento para a paz

Eu como mais uma pessoa no mundo espero e anseio por ele.

Ele me mantém digna.

Você aqui

O outro lá

Às vezes respeito é apenas

Cada um no seu lugar

Então me fale: por que o mal a outrem faria bem?

Vivemos em sociedade

e isso não vai mudar

Por que do outro a mão soltar?

O gosto alheio

As diferentes escolhas

Não apenas aceitar

mas entender

Que, apesar de vivermos em conjunto,

Cada um de nós é um universo

O outro, o outro, o outro

E onde entra você?

Suplico então que olhemos para baixo e respiremos fundo para sentir nosso coração.

O seu coração também anseia por respeito?

Às vezes ele anseia por silêncio

Há também as horas que ele implora para você ser tudo o que você é, para viver sua essência.

E essa voz interna te convida para dançar junto com o seu ritmo.

Te convida a sorrir na hora em que você sentir que deve.

Te convida a falar quando seu corpo não conseguir mais se expressar pelo silêncio.

Enxergar tudo isso é,

além de entender os outros,

Se entender

E assim

Respeitar a ti próprio acima de tudo.

Para saber mais sobre os Alunos Destaque de 2019, acesse o link: https://www.colegioicj.com.br/alunos-destaque-2019/

Para ver as fotos de tudo o que aconteceu na Hora Cívica, acesse o link: https://www.flickr.com/photos/colegioicj/albums/72157713197979287