Gestão das emoções no período da quarentena – ICJ Live

O 1º ICJ Live aconteceu na última quinta feira e teve como tema a “Gestão das emoções no período da quarentena”, ministrado pela psicóloga Monik Blum.

Foram abordadas questões relacionadas à saúde das relações familiares, saúde mental e emocional e a ansiedade presente em muitas pessoas, principalmente em tempos de isolamento.

As informações vêm de todos os lados, todos são capazes de gerar conteúdo e publicar nas redes. Dessa maneira, e principalmente em um momento de tamanho abalo emocional, nos sentimos perdidos em tantas informações, em quais acreditar, acompanhar e divulgar. 

Ter acesso a essa infinidade de informações é uma das formas de sentir-se mais pressionado e mais abalado psicologicamente. Por isso, é interessante limitar as fontes de acesso de notícia, ser criterioso com o que se lê e evitar desinformação, com as chamadas fake news.

Monik comenta que é preciso fazer um uso criativo do tempo no período de isolamento, principalmente para as famílias que possuem crianças e adolescentes em casa. Gerir o tempo de uma forma eficiente faz com que o momento se torne um pouco diferente e as tensões são minimizadas. 

É um bom momento para conversar com parentes e amigos que há muito tempo não conversava, ler livros, escrever, aprender um novo idioma, ou até mesmo praticar meditação para liberar a tensão. Isso ajuda a quebrar a sensação de isolamento, de estar sozinho e de tempo perdido. E o sistema imunológico agradece.

Blum finaliza dizendo que todos precisam estar acompanhados do pensamento positivo. O mundo está mudando, os tempos difíceis passarão e vamos nos adaptar a um novo modelo de vida.

Clique aqui para conferir  o 1º ICJ Live, na íntegra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *