Experimento de robótica – auxílio nos afazeres do dia a dia

A utilização da robótica para auxiliar pessoas nos mais diversos afazeres do dia a dia é importante e vem aumentando consideravelmente. Em uma atividade realizada pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, foi possível vivenciar uma dessas utilizações, em um experimento.

Os estudantes assistiram a um vídeo motivador sobre a construção de um robô, nomeado “Robô Anjo”, por alunos de uma escola municipal brasileira. Este robô guia foi criado com o objetivo de ajudar crianças com síndrome de down e dá-las uma maior autonomia durante o período de permanência na escola como, por exemplo, conduzindo-as ao banheiro.

No colégio ICJ, o objetivo, mantendo o projeto de inclusão, era trabalhar o Sistema de Escrita em Braille. Os alunos deveriam recriar o alfabeto do sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão e decodificar uma mensagem existente na atividade.

Para o desafio final, seriam necessários dois participantes, um para ser o robô e outro para ser o mestre. O robô, vendado, deveria obedecer aos comandos do mestre como andar dois passos para a frente, girar 90º para a direita ou voltar um passo para trás. O objetivo era chegar ao local onde o álcool em gel estivesse e aplicá-lo nas mãos.

Com a ajuda dos familiares, os alunos do 9º ano realizaram o experimento.

Clique aqui para ver alguns vídeos do projeto.

Clique aqui para assistir ao vídeo motivador, sobre a construção do Robô Anjo.