Estudar com música ajuda na concentração

Estudar em casa pode ser um desafio para muitos. Conversas paralelas, televisão ligada e latidos de cachorro são alguns dos culpados pela perda de foco de estudantes de todo o mundo. Para contornar essa situação, uma saída é ouvir música, com fones de ouvido, a fim de abafar os ruídos externos. O que muitos pensam é que a música também pode atrapalhar a concentração e aqui estamos para dizer que não. Inclusive é uma forte aliada, veja só:

Uma pesquisa britânica, realizada pelo aplicativo de música mais famoso, Spotify, mostrou que os estudantes que ouviam música clássica durante os estudos tiveram uma média de desempenho 12% melhor em provas de matemática. Para os pesquisadores, a música favorece um estado mais relaxado do cérebro, mas, ao mesmo tempo, também mais alerta, o que favorece a concentração.

Entretanto, é importante dizer que músicas cantadas, principalmente se forem em seu idioma, realmente tiram sua atenção. Isso porque você fica atento às palavras e acaba cantando junto, utilizando uma parte do cérebro.

Sendo assim, as músicas clássicas são as mais recomendadas para auxiliar nos estudos. Como explica a psicóloga Emma Gray, em entrevista para o jornal britânico Metro: “A melodia e a escala tonal em músicas clássicas, como ‘Fur Elise’ de Beethoven (60-70 batidas por minuto), ajuda os alunos a estudarem por mais tempo e a reterem mais informação”. Músicas nessa escala induz a um estado de relaxamento em que a mente está calma, mas alerta. A imaginação é estimulada e a concentração ampliada. Isso é o que melhora o aprendizado.”

Caso as músicas clássicas não te agradem, fique tranquilo. Existem várias playlists, com outras músicas instrumentais e até mesmo sons da natureza, que podem ser tão benéficas quanto. É só procurar e aproveitar os estudos!

Fontes:

– CERIZZE, Bárbara. Estudar ouvindo música: ajuda ou atrapalha?: Venha entender se estudar ouvindo música aumenta ou diminui sua eficiência.. [S. l.], 20 set. 2019. Disponível em: https://blog.enem.com.br/estudar-ouvindo-musica-ajuda-ou-atrapalha/. Acesso em: 20 jul. 2020.

– UOL. Escutar música durante estudo melhora aprendizado, aponta pesquisa. São Paulo, 2013. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2013/09/16/escutar-musica-durante-estudo-melhora-aprendizado-aponta-pesquisa.htm. Acesso em: 20 jul. 2020.