Curso Educação Financeira (para jovens e adultos)

O endividamento das famílias brasileiras é uma realidade. Em janeiro/2020, 65,3% da população brasileira encontrava-se endividada. Entre as principais dívidas estão o cartão de crédito, carnês, financiamento de carro. Além disto, 23,8% dos endividados têm dívidas em atraso e 9,1% não terão como pagar (Fonte: cnc.org.br).

O brasileiro passa também por constantes alterações na legislação previdenciária que está associada à maior expectativa de vida. Em 1940 a expectativa média de vida ao nascer era de 45,5 anos e em 2018 subiu para 76,3 anos (Fonte: Agência Brasil, 2019).

As famílias em parceria com a escola objetivam orientar os jovens, mas é muito comum que estes, ao lidarem com o dinheiro, gastem acima do orçamento e se endividem. Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) aponta que 46% dos jovens brasileiros com idade entre 25 e 29 anos, estão inadimplentes e que apesar de, em geral, ainda residirem com os pais e não terem despesas com moradia, o endividamento ocorre por não questionarem o custo do crédito e por serem influenciados pela mídia, consumindo pela necessidade de inclusão (Fonte: Educa Mais Brasil, 2019).

É eminente que estejamos preparados para consumir de forma responsável e nos proteger, garantindo qualidade de vida no presente e no futuro.

O Colégio ICJ abre espaço para curso de Educação Financeira para jovens e adultos, com 7 horas/aula, com enfoque diferente entre os grupos. As aulas serão semanais, no próprio colégio, a iniciarem no dia 07/04/2020, conforme cronograma abaixo:

A – CURSO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA (JOVENS)

Público: jovens de 12 a 20 anos (alunos do Colégio ICJ)

Local: Auditório do Colégio ICJ

Período de realização: abril e maio/2020 – 7 encontros nas datas: 7,14 e 28/04; 5, 12, 19 e 26/05

Conteúdo:

• A moeda: como surgiu, como foi representada, sua função, as diferentes moedas, sua valorização e desvalorização e seu caráter fiduciário;
  • As Criptomoedas: o que são, oportunidades e ameaças;
  • Cartão de crédito como meio de pagamento, como usá-lo, oportunidades e ameaças;
  • Poupança: o que é poupança, porque e como poupar, os intermediários financeiros e o Banco Central, onde investir, riscos e oportunidades;
  • Construir o futuro: planejamento, orçamento e controle como caminho para o sucesso financeiro;
  • Os impostos e o Governo;
  • Aposentadoria: Previdência pública (INSS) e Previdência Privada;
  • Simulações de investimentos: Ações, Certificados de Depósito Bancário, Fundos de Investimentos, Títulos Públicos e Privados;
  • O valor do dinheiro no tempo: inflação, juros simples e juros compostos;
  • O crédito: oportunidades e riscos e
  • Como abrir uma conta corrente.

B – CURSO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA (ADULTOS)

Público: adultos de todas as idades (pais, professores e funcionários do Colégio ICJ)

Horário: das 18h45 às 20h

Local: Auditório do Colégio ICJ

Conteúdo:

• A moeda: sua valorização e desvalorização e seu caráter fiduciário;
  • As Criptomoedas: o que são, oportunidades e ameaças;
  • O crédito: oportunidades e riscos.
  • Endividamento: quando fazê-lo e como livrar-se dele;
  • O valor do dinheiro no tempo: inflação, juros simples e juros compostos;
  • Poupança: o que é poupança, porque e como poupar, os intermediários financeiros e o Banco Central;
  • Onde investir, riscos, oportunidades e garantias;
  • Opções de investimento: Características, riscos, garantias, tributação dos diversos tipos de mercado (Ações, Certificado de Depósito Bancário, Títulos Públicos e Privados, Fundos de Investimentos).
  • Aposentadoria: Previdência pública (INSS) e Previdência Privada (VGBL/PGBL).

>>INVESTIMENTO

O investimento é de R$140,00 por pessoa, por curso.  Este valor poderá ser parcelado em até 2 vezes.

>>INSCRIÇÃO

A contratação do curso poderá realizada a partir do dia 24/03/20, diretamente na Tesouraria do colégio (funcionamento de 2ª a 6ªfeira, das 7h15 às 18h).

>>OBSERVAÇÕES

A realização dos cursos está condicionada à contratação de, no mínimo, 6 participantes para cada turma e, no máximo de 10 participantes.

Havendo demanda superior a 10 participantes, estudaremos a viabilização da abertura de mais turmas.

>>BREVE CURRÍCULO DA PROFESSORA

Patrícia Metzker Pifano de Melo. Economista, Mestre em Administração, com especialização em Administração Financeira. Docente do ensino superior por 10 anos, com 23 anos de experiência no mercado financeiro, atuando como Gerente em diversas áreas, inclusive na área de investimentos, tanto no mercado local quanto internacional.

>>MAIS INFORMAÇÕES

>>REFERÊNCIAS