Clube da Leitura como objeto de estudo

O tradicional Clube da leitura do Colégio ICJ foi objeto de estudo da dissertação de mestrado da pesquisadora e ex-bibliotecária da escola, Flávia Abreu. Intitulado Mediação e Leitura na Biblioteca Escolar: Uma Perspectiva Etnográfica, a obra possui uma analise das ações de incentivo a leitura em diversas instituições de ensino em Belo Horizonte.

Dentre varias constatações alcançadas por meio desse estudo, a principal delas foi que a forma mais assertiva de produzir formadores de opinião critica é com o formato do Clube da Leitura adotado pelo Colégio ICJ.  Tal fato é explicado devido à periodicidade dos encontros juntamente com a estrutura de reunião para que cada um compartilhe sua experiência e interpretação frente à obra. Há também a possiblidade de empréstimos de livros de uma pluralidade de autores.

De forma geral, a pesquisa demonstrou a relevância na realização do Clube da Leitura, que já vem fazendo história há mais de nove anos. O ICJ parabeniza todos os envolvidos nesse sucesso!