CIRACA, que coisa é essa???

Ensinar qualquer coisa pode ser mais fácil do que aprender. Para isso o principal cuidado que o professor deve ter é eliminar nos estudantes qualquer resistência ao objeto de conhecimento ou a matéria, tornando os primeiros momentos da aprendizagem uma descoberta fascinante.

O conteúdo a ser trabalhado segue uma linha didática, ou seja, passos para melhor apreensão do mesmo. Acreditando nessas premissas, adotamos em nossa proposta pedagógica a CIRACA.

A CIRACA é uma linha didática construída e aplicada desde os anos de 1990 pela educadora Rosa Mesquita em várias escolas de nosso município, estado e no Brasil. É um acróstico que apresenta as etapas de uma AULA NOTA 10.

C – CAPTAR A ATENÇÃO DO ALUNO

É o momento de chamar atenção dos estudantes, fazendo com que toda a classe “entre dentro do barco”.

Ex: “Hoje nós vamos aprender uma coisa muito interessante. Observem este material que vou colar no quadro! O que será que vamos fazer com ele?”

I – IDENTIFICAR O OBJETIVO DA AULA

Dizer para os estudantes o que se espera deles, ao final da aula, é um recurso incentivador.

Ex: “Vamos ver quem ao final da aula será capaz de ler e escrever os numerais.

R – REVER REQUISITOS DE APRENDIZAGEM

Relacionar os conteúdos que embasam o novo conteúdo ou que aprofunda o mesmo e revê-los.

Ex: Rever os conceitos básicos, principalmente quantidade.

A – APRENSENTAR A AULA

É o momento de executar o plano de ensino:

< expor o assunto;

< fazer perguntas;

< usar recursos didáticos variados.

A aula deve ser dinâmica; não pode constituir um monólogo e sim um diálogo constante.

O professor não pode expor mais do que 12 min um determinado conteúdo, porque a curva de atenção dos estudantes abaixa depois deste período.

C – CONDUZIR AO FECHAMENTO DA AULA

A dosagem do tempo X conteúdo/assunto é de extrema importância, para não causar danos na aprendizagem, como o desinteresse por parte dos estudantes.

Fazer um breve resumo, mapa mental do conteúdo junto com os estudantes.

A – AVALIAR A AULA

É chegada a hora de verificar se os estudantes alcançaram o objetivo proposto, através de:

@ exercício oral;

@ exercício escrito;

@ atividade na plataforma digital;

@ jogos.

Esta etapa é reservada os últimos 10 minutos de aula para que o professor verifique se houve prendizagem significativa por parte de seu grupo de estudantes.

Deve ser encaminhado para casa atividades de fixação para melhor retenção e apreensão por parte dos estudantes. Aqui está a importância da realização tarefas de casa diariamente e

de forma constante.

Assim a CIRACA orienta o professor a se tornar EDUCADOR FASCINANTE.

A qualidade do ensino é pautada nessas premissas da melhoria do processo educativo dentro de sala de aula e o coordenador pedagógico é o elemento que mede a qualidade de todo o processo junto do professor, para isso trabalhamos com o PLANO DE METAS DE OBSERVAÇÃO DE AULA.

MAS ESTE É UM ASSUNTO QUE DEIXAREMOS PARA A PRÓXIMA CONVERSA.

Aparecida Nicolai Curto – Diretora Pedagógica do Colégio ICJ