Projeto: Representantes de Turma

O Projeto Representantes de Turma consiste em trabalhar, a partir do 6º ano EFII, os principais aspectos necessários para se designar um líder. É a partir desta ênfase nas características necessárias que surge, indicado pelos próprios alunos, um representante ideal para os interesses comuns.

Após debate, é realizada a votação para oficialização do cargo e, como qualquer outra posição de poder, esta exige muita responsabilidade. Ademais, é a partir desse projeto que se busca o comprometimento geral das turmas com as ações da escola, a fim de estimular a participação dos alunos e facilitar as tomadas de decisões.

O processo é simples, sendo necessário escolher um professor representante e um vice, que servirão como orientadores da turma, realizado por votação e eleitos por maioria. A mesma dinâmica é usada para a escolha dos alunos representantes e seus vices: votação por Formulário Virtual, eleitos por maioria. O projeto é fundamental para preparar os alunos para participação efetiva na sociedade, incentivando o exercício da cidadania e o protagonismo juvenil.