Projeto Pedagógico

A proposta pedagógica do Colégio ICJ (escola de formação e ensino básico regular) tem como característica principal a valorização da pesquisa, dos experimentos, da descoberta, do estudo do meio social e natural.

Todas essas possibilidades “oferecidas” ao aluno permitem que ele “aprenda fazendo”. O saber, chamado “cultura” é muito importante, mas é a forma como o conhecimento é apreendido que faz toda a diferença.
O enfoque deve ser no aluno. Devemos oportunizar ao educando momentos de ensinar, de testar, de tentar, de experimentar, de aprender fazendo inferências, modificando e transformando o meio.

Também a relação professor-aluno é um componente essencial nesse processo de aprendizagem. O professor não é o protagonista, o detentor de todo o saber. Ele assume o papel de facilitador, orientador, mediador. As aulas expositivas fazem parte do aprendizado, sem contudo ser a única forma de repasse de conteúdo.

A base do nosso processo de ensino-aprendizagem que compõe a proposta pedagógica do Colégio ICJ segue a Tendência Liberal Renovada Progressista, que está ligada a Escola Nova, sendo um contraponto à Escola Tradicional.

Para nós, a prática, o trabalho em equipe, as tecnologias digitais, os jogos de raciocínio, as atividades desafiadoras e motivadoras são as ferramentas para uma aprendizagem duradoura.