Uma escola em movimento na construção do conhecimento

O Projeto “Uma escola em movimento na construção do conhecimento”, elaborado pela equipe de Ciências Humanas junto aos alunos, teve o objetivo de contar a história do Colégio ICJ ao longo de seus 60 anos, abordando diversos aspectos como a sua criação, as transformações pelas quais já passou, os aspectos arquitetônicos, as histórias de alunos, ex-alunos, professores e administradores, os saberes, as normas e os vários projetos e eventos realizados pela escola.

Durante a Primeira Etapa de 2021, os alunos do Ensino Fundamental II e Médio engajaram-se na atividade, que teve culminância em um sábado letivo de Abril. O objetivo principal era elucidar o conceito de memória e identidade do Colégio, além de destacar os saberes culturais, históricos, ambientais, estruturais e pessoais, produzidos por várias gerações durante os 60 anos de história. Entende-se que tudo, desde o início do Colégio ICJ, em 1961, foi baseado nas formas de compreender a educação e o mundo e suas representações. A educação com amor, o respeito ao próximo e à diversidade e a responsabilidade social e ética sempre estiveram presentes. E, com as pesquisas para o projeto, os alunos puderam reafirmar isso.

Durante a elaboração de “Uma escola em movimento na construção do conhecimento”, os alunos tiveram a oportunidade de unir-se aos ex-alunos, conhecendo suas histórias e relatos. Esses encontros mostram a necessidade e a importância de se manter viva a memória individual e coletiva, possibilitando uma análise mais concreta e real, para além daquilo que se ouve falar. É importante citar também que o Colégio ICJ, ao longo dos anos, passou por atualizações, mas manteve suas características principais, como a educação com amor e a formação de um indivíduo ético e moral. Isso demonstra que atualizações podem e devem ocorrer, mas sem perder seus traços originais e marcantes que a diferenciam e a tornam única.

Os alunos produziram diversos vídeos para a apresentação do Projeto e você pode ver alguns deles clicando aqui!