Seminário de Ideias – 2020 Ecologia humana: desafios para a construção de um mundo sustentável

O primeiro Seminário de Ideias foi realizado ao longo do ano de 2020 com os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II e professor Frederico Meira. Com a temática “2020 Ecologia humana: desafios para a construção de um mundo sustentável”, o objetivo era estimular a mudança de mentalidade e a promoção de ações concretas que promovam a cidadania, além de gerar solidariedade e partilha de experiências, na construção de alternativas de convivência diante do modelo consumista em que vivemos.

O projeto é uma atividade escolar que visa dar a oportunidade aos alunos de abordarem temas estudados sob outros ângulos, de modo a desenvolver diversas competências, inclusive a de contextualização do conhecimento. Assim, a atividade representa um momento de superação do saber fragmentado das disciplinas, interligando-as e ressignificando seus conteúdos e conceitos. Além de possibilitar que os alunos sejam agentes ativos e ousados em sua formação acadêmica, vencendo e superando barreiras no desenvolvimento das mais diferentes inteligências.

O Seminário de Ideias conduziu os alunos a várias reflexões sobre os caminhos que a sociedade humana escolheu e escolhe. O processo envolveu identificação e análise dos problemas apresentados e demandou propostas de ação, estratégias e soluções. O objetivo inicial foi executado com sucesso: manifestar e propor caminhos que nos levem a atitudes mais sólidas perante a coletividade. Vamos juntos enfrentar os desafios e construirmos um mundo melhor!

Confira as fotos das turmas: