Representando nações e descobrindo novos mundos

Ocorreu no último final de semana a 20ª edição do MINIONU, o maior modelo intercolegial das Nações Unidas na América Latina. O Colégio ICJ, juntamente com nove alunos dos 1º e 3º ano do Ensino Médio e o professor Alvacir Carvalho, participou desta edição, que foi considerada a maior já feita. Com o objetivo de estimular os jovens a saírem de suas bolhas sociais e descobrirem um novo mundo, com novas realidades, o MINIONU pretende aumentar a diversidade e a tolerância, fazendo várias vozes serem ouvidas.

Durante quatro dias, os alunos vivenciaram a rotina de diplomatas, defendendo e discutindo assuntos sobre a política externa e outros assuntos mundiais importantes. Maria Eduarda Machado, do 1º ano do Ensino Médio, comentou ter gostado de toda a proposta, sendo uma boa experiência para debater sobre assuntos muitas vezes considerados tabus: “O meu comitê foi a OMS, Organização Mundial da Saúde, e discutimos assuntos sobre os transtornos mentais, depressão, ansiedade…”.

Após o pronunciamento de autoridades, revisão de regras, debates acerca dos diversos assuntos e realização de palestras e reuniões, os delegados deveriam redigir uma resolução que oficializaria as decisões tomadas nas discussões. “Lá eu não sentia que eu era o Pedro, eu sentia que era o delegado da República Árabe do Egito, discutindo no comitê do uso de armas autônomas, um comitê em 2025”, explica Pedro Orlando, também aluno do 1º ano do Colégio ICJ.

Animados com a participação no MINIONU de 2019, os alunos Pedro Orlando, Augusto Costa, Maria Eduarda Machado, Fábio Veloso, do 1º ano do Ensino Médio e Gabriela Medeiros, Gustavo Oliveira, Laura Nogueira, Alice Campos, Júlia Borges, do 3º ano do EM, comentam que querem participar de outras simulações, por serem experiências incríveis e de muito conhecimento de mundo.

Para ver as fotos do MINIONU, acesse o Flickr:

SAM_3274