O uso da tecnologia na aprendizagem

A tecnologia sempre teve efeitos mais ou menos profundos sobre vários campos da sociedade, incluindo a educação. Afinal, ela interfere no acesso à informação, compartilhamento de conhecimentos, profissões mais demandadas no mercado de trabalho, entre outros segmentos.

Desde o final do século 20, a humanidade vem sendo influenciada pela internet e a consequente digitalização, que alcança todos os setores, modificando a forma como consumimos, vivemos, nos relacionamos e aprendemos.

Embora essa seja uma realidade percebida há anos, muitas escolas permanecem utilizando metodologias tradicionais, criadas em um tempo em que nem se sonhava com os computadores, smartphones e robôs.

O formato passivo desses métodos acaba se tornando maçante para uma grande parcela dos alunos, jovens dessa nova geração, que precisam se envolver com os temas para que realmente sejam assimilados.

Daí a necessidade de adicionar a tecnologia ao processo de ensino, levando para as salas de aula e laboratórios os equipamentos que já fazem parte do dia a dia dos alunos.

Por si só, essas tecnologias não têm a capacidade de educar, mas servem como facilitadoras que contribuem com a aprendizagem de modo ativo, favorecendo o empoderamento dos estudantes.

Essa é a proposta da inserção da robótica na educação.

A robótica educacional é uma metodologia que emprega a tecnologia e conceitos de várias matérias para gerar conhecimento e um produto tangível, que é a máquina.

Quando aplicada na rotina escolar, ela potencializa o aprendizado, favorecendo um maior envolvimento por parte dos alunos e permitindo que os professores tornem as aulas mais dinâmicas.