Projeto Fique Bem em Casa

O Projeto Fique Bem em Casa foi realizado no Ensino Fundamental II e Médio e contou com um período de atividades voltadas para a escuta e trabalho com os sentimentos e emoções dos adolescentes. Nossos alunos, da geração Z, nativos digitais, vivem imersos em um ambiente de fácil acesso à tecnologia e muitas informações disponíveis a cada segundo. No entanto, pesquisas atuais em neurociência no campo da pedagogia e competências socioemocionais apontam para a importância da abordagem da pedagogia afetiva.

Entre as atividades realizadas, estavam as apresentações musicais, com a participação dos próprios alunos do ICJ, momento Pet, em que os estudantes apresentaram seus animais de estimação, homenagem aos colegas que fazem aniversário no primeiro semestre do ano e gincanas de educação Física. Nesta, os professores Daniel Calazans e Elizete Marcatti organizaram uma gincana esportiva que foi realizada remotamente, com o cumprimento de tarefas previamente definidas, objetivando o movimento, raciocínio e criatividade.

Além de tudo isso, os alunos do 7º e 8º anos, que participam do Projeto Eutrapelia, produziram um vídeo para os idosos do Lar Clotilde Martins. A ideia central era transmitir apoio, carinho e tranquilidade aos moradores do Lar, que estão com pouca ou nenhuma visita neste momento de distanciamento social.

O Projeto Eutrapelia nasceu da necessidade de identificação da importância social e pedagógica do voluntariado educativo na ótica do Protagonismo Juvenil. Alinhado à proposta pedagógica voltada para uma educação com amor, o projeto incentiva o estudante a ser protagonista de ações transformadoras e a desabrochar suas habilidades a serviço da comunidade por meio de seus dons e talentos.  O projeto propõe a visitação de uma Instituição por mês, porém, com a necessidade de distanciamento social, foi necessário a paralisação temporária das atividades.

Veja algumas das atividades realizadas, clicando aqui.