Projeto de Integração – Fazenda Retiro das Rosas

Na última semana de aula, antes da paralisação devido ao coronavírus, foi realizado o Projeto de Integração à Fazenda Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo, com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. Com o objetivo de aumentar a interação entre os alunos veteranos e novatos, o projeto, chamado InterAção, também proporcionou um momento de aprendizado, através do contato com a natureza, com reflexões e atividades in loco.

Desenvolver essa ideia na Fazenda Retiro das Rosas é importante e interessante já que os alunos têm a oportunidade de compartilharem experiências, ideias e curiosidades em um ambiente diferente do habitual. Na proposta interdisciplinar, que envolveu os conteúdos de Geografia, História, Ciências, Matemática e Educação Física, os alunos viveram na prática o tirar leite da vaca, mexer no tacho para fazer doces e entender o funcionamento do processo de cultivo e colheita de alimentos.

Os alunos sanaram dúvidas e desenvolveram hipóteses acerca da vida no campo. Notaram como o sabor dos alimentos é diferente, como as pessoas se locomovem também de uma maneira diferente da cidade, como os animais são criados, entre outras questões.

Embora muitos estudantes já tenham vivido essas experiências com seus familiares, experimentar com os colegas tem um “sabor” distinto, principalmente com o momento de lazer na piscina, que também ocorreu durante a realização do projeto. De fato é uma oportunidade única de se aprender mais, em um perspectiva interdisciplinar, fora de sala de aula, além de estreitar os laços entre a turma.

Para ver as fotos do Projeto de Integração à Fazenda Retiro das Rosas, acesse o Flickr do colégio: https://www.flickr.com/photos/colegioicj/albums/72157713634786566

f1547e12-f82e-4c8c-a575-45b24cdee559