Projeto de inculturação – Griots

Orgulho, força e luta! Esses e diversos outros adjetivos podem ser atribuídos à comemoração do dia da consciência negra. Apesar de ser celebrado no dia 20 de novembro, a culminância aconteceu nesse sábado, dia 23, pois foi realizado uma manhã de programação voltada para o tema.

A atividade teve inicio com a dança afro das alunas do 6º ano. Depois, algumas alunas do 1º ano fizeram uma performance demonstrando o impacto da exclusão. Por fim, os estudantes ficaram livres para participarem das oficinas que mais tivessem interesse. Eles podiam escolher: oficina de turbantes, com a convidada Catarina, oficina de bonecas, capoeira, assistir um curta e participar de uma roda de conversa e se envolver na exposição de painéis temáticos. Além disso, a livraria Mazza marcou presença na escola e vendeu livros sobre a questão racial em diversos âmbitos.

O nome do evento foi intitulado Griots, pois representa os guardiões da palavra, responsáveis por transmitir os mitos, as técnicas e as tradições africanas de geração para geração.

Confira todas as fotos no nosso Flickr:

20191123_084425