Primeiro aulão de redação de 2020

O aulão de redação com tema “Epidemias, pandemias e endemias no Brasil e no mundo”, que ocorreu na última semana, foi ministrado pelo vice-diretor de pesquisa, inovação e referência da Fiocruz, Carlos Eduardo Calzavara. O objetivo da atividade é ampliar o conhecimento dos alunos acerca de variados assuntos e prepará-los para possíveis temas da redação do ENEM, que ocorre no final do ano.

Os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio, participantes do aulão, tiveram os recentes casos de Coronavírus como assunto principal. O palestrante explicou sobre transmissão, prevenção, pesquisas que estão sendo realizadas ao redor do mundo, intervenções e as Fake News acerca da doença. Uma curiosidade é que é possível acompanhar, em tempo real, os casos da doença pelo site https://reliefweb.int/report/world/coronavirus-covid-19-global-cases-johns-hopkins-csse. Outros temas também foram abordados, como o movimento Antivacina e as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Neste último, Calzavara discutiu com os alunos sobre o sucesso do projeto Elimina Aedes, que consiste na criação de mosquitos com a bactéria Wolbachia. Essa bactéria faz com que os ovos do mosquito não eclodam, o que evita a criação de novos mosquitos e diminua os casos de doenças como dengue, zika e chikungunya. Em lugares onde esses insetos geneticamente modificados foram soltos, houve uma redução de 70% dos casos de doença.

Criar atividades como o aulão de redação é importante já que estimula os alunos a pensarem sobre os acontecimentos do país e do mundo, cria um senso de crítica necessário e importante e prepara os alunos, desde o início do ano, para o ENEM, vestibulares e para a vida.

Acesse o Flickr do Colégio para saber mais:

fb99bda1-76c3-405e-9e34-d3893bf543b0