Prática laboratorial do Ensino Médio

No dia 14/06, os alunos do 3º ano do Ensino Médio participaram de uma prática laboratorial sobre reações químicas.

O objetivo da aula prática foi identificar a presença de vitamina C em diversos sucos de frutas, por meio da reação de oxirredução. Os educandos receberam uma folha com todos os procedimentos e sob a orientação da professora Maria Esther e auxiliar de laboratório Cintia Ferreira, desenvolveram a experiência. Através da adição de iodo à solução amilácea, a vitamina C provocou a redução do iodo, causando reações nessa solução.

Os alunos aprenderam que o suco fora da geladeira (exposto ao ambiente natural), cerca de 1 hora, reage com a vitamina e com o oxigênio no ar, sendo totalmente destruída. Na geladeira, essa reação é mais lenta, então a vitamina C demora mais tempo para ser destruída.

A aluna Jade Avelar relatou que achou interessante descobrir a quantidade de vitamina C no suco de limão industrializado. “A experiência é muito válida em nosso dia a dia, quando a gente consegue perceber, na prática, passamos a visualizar os produtos com outro olhar”, conta.

Marcelo Vila Real concorda com a colega de turma: “A experiência em laboratório apresentou-me uma forma de visualizar um dos elementos importantes do dia a dia (vitamina C). Como estudantes, acredito que a essência da escola está nas pequenas atividades, que despertam a curiosidade dos sujeitos os quais ficam felizes em participar de práticas escolares”.

Confira as fotos: https://flic.kr/s/aHsmhVkX7S