O maker e o protagonismo juvenil!

Que a Robótica entrou na nossa grade curricular pra ficar já é fato! A grande novidade, no 6º, 7º e 8º ano, é uma espécie de “TCC” que os estudantes tiveram que desenvolver para concluir a disciplina. Os alunos, em grupos, tiveram a opção de criar um protótipo físico ou um jogo digital, colocando em prática conceitos apreendidos durante o ano. O trabalho foi desenvolvido em sala, no horário de aula. Apenas na ultima semana os alunos puderam levar para a casa e fazer os ajustes finais.

Para Pablo, professor de Robótica, o objetivo principal foi estimular a criatividade dos alunos, juntamente com a capacidade de compreensão da aplicabilidade de conceitos tecnológicos. “Para tornar o trabalho mais estimulante para os alunos, além da minha avaliação, levei para a comissão avaliadora um estudante de Engenharia Civil (Gabriel Moraes), uma estudante de Controle e Automação (Jade), um estudante de Ciências da Computação (Guilherme Cosso) e a diretora pedagógica da escola (Aparecida Nicolai)”, conclui.

Entre os projetos, se destacam uma casa modelada e impressa na impressora 3D, uma mão robótica que movia os dedos com a utilização de uma bateria e ainda um aspirador de pó. Todos esses trabalhos foram desenvolvidos do zero.

Confira todas as fotos no nosso Flickr:

1dac244f-7d6e-4df4-9bf9-9ee75fad4374