Experimento: ‘secando gelo’ no varal

As aulas presenciais foram temporariamente substituídas pelas virtuais, mas isso não privou os alunos de continuarem com seus experimentos de robótica, mesmo que em casa. Agora foi a vez dos alunos do 9º ano, do Ensino Fundamental II, a realizar uma prática curiosa e divertida.

Em uma pesquisa sobre a relação entre o gelo e o sal, a turma identificou, entre outros aspectos, que adicionar sal ao gelo faz com que seu resfriamento seja acelerado. Um exemplo disso é o uso de sal e gelo ao redor de bebidas, principalmente em festas: isso faz com que o gelo derreta e a salmoura fique a uma temperatura inferior a que estava quando havia apenas o gelo.

Após realizar a pesquisa, assistiram a um vídeo para instigar ainda mais a curiosidade. A proposta era produzir um varal de barbante e fazer com que o gelo grudasse no varal, apenas com o uso de sal. Os alunos se divertiram, colocando em prática conceitos estudados durante as aulas.

Clique aqui para assistir ao vídeo sobre a proposta do desafio.

Clique aqui para ver um dos experimentos dos alunos.