Dica cultural: Obras para refletir a influência das redes sociais na sociedade

Veja nossas sugestões de filmes, documentários e séries que nos ajudam a refletir sobre o papel e a influência que as mídias sociais exercem na vida de toda a sociedade. Aproveite o fim de semana para maratonar e ficar por dentro! 

Em primeiro lugar, começamos com o mais recente lançamento da Netflix sobre o assunto: O documentário O Dilema das Redes traz falas de ex-funcionários de grandes empresas da área de tecnologia e redes sociais. Seu objetivo principal é fazer a reflexão sobre o uso aparentemente inocente das redes sociais, mas que pode promover diversos problemas individuais e até mesmo sociais. A obra, bem produzida, mostra a complexidade do assunto, mesmo que de uma maneira didática e de fácil entendimento.

O filme O show de Truman, que inclusive foi citado no documentário O Dilema das Redes, também promove reflexões e debates e merece ser visto. Truman (Interpretado por Jim Carrey) é um vendedor de seguros que descobre que nada em sua vida é real e que está sendo monitorado e transmitido em rede nacional, em um reality. É interessante perceber que, 20 anos depois de lançado, O Show de Truman se torna realidade. As redes sociais promovem um exposição pessoal voluntária e os reality shows conhecidos acompanham a rotina diária dos confinados.

1984: O domínio sobre a história, um filme baseado na obra de George Orwell, narra a história de um funcionário do Ministério da Verdade que está inserido em um sistema burocrático que tira todos os sentimentos e desejos em prol de um bem comum: o partido e seus ideais. Para controlar a sociedade, existe o Grande Irmão (Big Brother – qualquer semelhança não é mera coincidência) que vigia todos os cidadãos e os controla para que não corrompam o sistema.

Outro documentário da Netflix que merece ser assistido é o Privacidade Hackeada. A obra busca esclarecer escândalos da empresa Cambrigde Analytica, que foi acusada de utilizar dados de milhões de usuários da rede social Facebook, em benefício de Donald Trump e sua campanha eleitoral nos Estados Unidos, em 2016.

Privacidade Hackeada nos faz pensar em como nossos dados estão registrados nos aparelhos eletrônicos e como são utilizados por diversas empresas. Quando nos perguntamos se entregaríamos nossos dados tão facilmente, basta lembrar dos diversos “Termos de Condições e Uso” que aceitamos sem ler, fazendo com que  diversos aplicativos e redes sociais os utilizem em benefício próprio.

Por fim, indicamos a série Black Mirror, especialmente os primeiros episódios da 1ª e 3ª temporada: Hino Nacional e Queda Livre, respectivamente. Estes episódios nos fazem refletir sobre a invasão das redes sociais em nossas vidas e como podem mostrar uma perfeição que jamais será possível na vida real. Esta e todas as outras obras aqui citadas são essenciais para jovens e adultos que buscam entender a influência da mídia e redes sociais na vida de cada um.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *