Debate sobre “O dilema das redes”

Nos dias 12 e 13 foram realizados debates sobre o documentário “O Dilema das redes”, durante as aulas de Língua Portuguesa, com a professora Alexsandra Sousa. A atividade, que foi realizada com todos os alunos do Ensino Médio, abordou principalmente sobre a necessidade de aprender a lidar com as armadilhas das redes sociais. Somos usuários, produtos ou consumidores?

O debate demonstrou uma relação muito íntima dos alunos com o tema, em articulação com as competências apresentadas pela BNCC que explicitam a necessidade de o currículo conciliar conteúdo próprio da área e temas cotidianos que dotem o aluno de conhecimentos que o permitam se posicionar criticamente. A discussão explicitou as estratégias das instituições do Vale do Silício em criar algoritmos capazes de manipular, criar comportamentos e reconduzir valores a fim de atingir o objetivo de toda empresa – lucrar.

Os alunos conseguiram estabelecer essa relação e ponderaram que as redes não são totalmente positivas ou negativas. Demonizá-las não solucionará a questão. É preciso educação virtual e conhecimento sobre  as leis que garantem e asseguram a privacidade daqueles que lidam com redes sociais.

Quer saber um pouco mais sobre a educação para o uso seguro e consciente das redes? Clique aqui!

Confira também nossa dica cultural sobre obras que nos fazem refletir sobre a influência das redes sociais na sociedade. Basta clicar aqui!