Colégio ICJ contrata a assessoria da AMECI – Associação Mineira de Epidemiologia e Controle de Infecções

O Colégio ICJ, antes mesmo do pronunciamento da Prefeitura de Belo Horizonte sobre o retorno das aulas na Educação Infantil, anunciada no dia 19/04/2021, já se preparava para este momento de retomada das atividades presenciais/híbridas.

O Colégio ICJ contratou, no começo do ano, a assessoria técnica especializada da AMECI – Associação Mineira de Epidemiologia e Controle de Infecções. Atuando há mais de 32 anos no mercado, a AMECI é comprometida em operar como fórum permanente de discussão e como referência para a comunidade frente às melhores práticas de prevenção e controle de infecções baseadas em evidências científicas e consenso de especialistas. Além disso, seguimos as recomendações da Organização Mundial da Saúde, do Governo de Minas Gerais e da Prefeitura de Belo Horizonte.

A associação visitou as instalações, orientou e revisou todos os protocolos de saúde implementados no colégio para a retomada dentro dos níveis adequados de segurança. O processo de implementação dos protocolos está sendo implementado em várias etapas:

1 – Visita de inspeção às instalações do colégio;

2 – Reunião com a direção do colégio e criação do Comitê de Controle Interno Covid-19;

3 – Indicação das correções a serem implementadas;

4 – Revisão e aprovação dos protocolos de saúde e do material de divulgação e orientação elaborados pelo colégio;

5 – Treinamentos das diversas equipes: limpeza, administrativa e pedagógica;

6 – Lives de esclarecimento com as famílias, separadas por segmento;

7 – Auditoria mensal para revisão e adequação dos protocolos.

A equipe de limpeza recebeu um treinamento específico para realizar a higienização e sanitização adequada dos ambientes, além da adequação ao uso de equipamentos de limpeza e de proteção individual. Também as equipes pedagógica e administrativa participaram de treinamentos distintos para entendimento dos novos procedimentos e atitudes dentro do ambiente escolar, assim como do trato com toda comunidade.

Ainda serão realizadas as lives, separadas para cada segmento educacional, para apresentação dos protocolos e esclarecimento de todas as dúvidas das famílias de nossa comunidade. Em data oportuna essas lives serão comunicadas pela escola.

A consultoria da AMECI será permanente durante todo o tempo que durar o estado de pandemia, com auditorias para monitoramento e adequando os protocolos adotados pelo colégio sempre que necessário, para que estejam sempre em conformidade com as recomendações científicas e dos órgãos competentes. Desta forma, o Colégio ICJ, mantém o “Selo COVID Risco Mínimo”, que valida todos os protocolos de segurança da Instituição.

  • – O Protocolo Geral de Saúde COVID 19 – AMECI-ICJ, adotado pelo Colégio ICJ, pode ser conferido AQUI.
  • – A Cartilha de Orientação e Protocolos para a frequência às atividades híbridas e/ou presenciais durante o período de pandemia, pode ser conferida AQUI.
  • – Assista AQUI à live de protocolos para Educação Infantil, com a equipe da AMECI (duração de 1h40min).

Estamos confiantes e preparados para o retorno às aulas da Educação Infantil e esperançosos de que logo teremos a retomada do Ensino Fundamental e Médio.

Sempre prezamos pela segurança e bem-estar de nossa comunidade escolar e, neste momento tão especial, nosso lema não poderia ser mais adequado: Educação com Amor, sempre!