Café filosófico: um espaço amplo pra debate!

Nos dias 6 e 8 de novembro aconteceu o tradicional café filosófico do ICJ. O projeto, que é realizado fundamentalmente por alunos do 7º ano, teve como tema norteador as “Atitudes para a construção de relações sustentáveis e humanizadoras em nossa sociedade”. A atividade contou com pessoas da nossa comunidade escolar e convidados de diversas áreas para enriquecer o debate sobre o tema.

“Indiscutível que o Café Filosófico possibilita a estes jovens uma reconstrução do conhecimento”. Essa é a avaliação do professor e realizador do projeto, Frederico Meira, frente a atividade. Segundo ele, espaços de discussões como estes proporcionam um olhar diferenciado sobre os fatos. Dessa forma, os alunos desenvolvem uma habilidade de enxergar as situações por diversos ângulos.

Maria Gabriela, do 7º ano A, concorda com o professor à medida que afirma que o desenvolvimento do café filosófico culminou em uma percepção ampla de mundo. “Foi possível conhecer a versão de várias pessoas sobre coisa que estão acontecendo no planeta”, afirma.

“Vivenciamos uma experiência educativa”, conta Luiza Nigri, aluna do 7º ano B. Para ela, o processo foi longo, envolveu muitas etapas, mas chegar ao final e ver o resultado foi gratificante. Além de vivenciar uma experiência de debate efetiva entre profissionais e alunos.

Uma das características que mais agradou Karina Mattar, mãe de quatro alunos da escola e palestrante no evento, foi à efetividade da linguagem proporcionada. “Quando eles debatem entre si o aprendizado e fixação fica mais leve, pois falam a mesma língua”, afirma. Além disso, ela ressaltou o quanto é importante refletir sobre o respeito, a sustentabilidade e a vivência em sociedade.

Confira a galeria de fotos no nosso Flickr: