Alunos criam conteúdo sobre gramática para rede social

Encontrar maneiras diferentes de ensinar é muito importante e necessário para que o aprendizado se torne mais interessante e dinâmico. Outra habilidade importante, e que precisa estar alinhada, é o “aprender a aprender”: saber não apenas o quê, mas também como estudar, gerenciar as pesquisas e o conhecimento pessoal.

Através das propostas educacionais voltadas para o “aprender a aprender” e “aprender a fazer”, alinhadas à Cultura Maker, os alunos da 1ª série do Ensino Médio foram desafiados a criar produtos leves sobre o conteúdo complexo gramatical. A abordagem deveria privilegiar, ainda que teoricamente, as classes de palavras e o público diversificado das redes sociais.

O trabalho, sob orientação da professora de Língua Portuguesa, Alexsandra Sousa, foi elaborado em grupos. Ao longo de duas semanas, compartilharam os resultados das pesquisas e as descobertas sobre os recursos digitais possíveis de serem utilizados para a proposta do trabalho. As estratégias linguísticas, para a criação dos posts, foram essenciais ao longo do projeto.

Veja alguns dos trabalhos realizados:

Trabalho de Alanis, Bruna, Giovana, Letícia e Nicolle

Trabalho de Ana, Graziela, Isabella, Luíza A e Marina