A relevância do Pense Matemática

O Enem é uma preocupação constante de alunos do Ensino Médio, principalmente no que diz respeito à Matemática, que tem um peso considerável na prova. Mas, quem pensa que a avaliação enfatiza os assuntos ensinados no Ensino Médio pode rever seus conceitos. Segundo um levantamento do SAS Plataforma de Educação, divulgado em reportagem do dia 27/09*, 75% das questões cobradas em Matemática são assuntos que os estudantes aprenderam durante o Ensino Fundamental.

Isso se deve ao perfil do Enem, que tem a proposta de estimular a resolução de problemas do dia a dia.  A prova traz o que é mais próximo da realidade do aluno, objetivando que ele aplique as competências e habilidades do cotidiano para solucionar as questões da avaliação.

E para auxiliar que os alunos estejam alinhados a essas exigências, o programa Pense Matemática será um grande aliado do ICJ no ano de 2018. A plataforma aderida pelo Colégio tem a proposta de trabalhar com situações-problema do dia a dia, contemplando os conteúdos ensinados no Ensino Fundamental.

O programa parte do pressuposto que a Matemática é muito mais do que uma disciplina escolar, ela permeia todo o cotidiano. Inclusive, uma das áreas do programa é integrada por dinâmicas de aulas que relacionam a Matemática a temáticas pertencentes a diferentes campos, dentre eles a natureza, o trabalho, a cultura e as artes, os lugares e construções, as tecnologias e a Matemática dentro da própria Matemática.

Dessa forma, os estudantes desenvolvem o senso numérico, a fluência matemática, a resolução de problemas e a investigação matemática, possibilitando que compreendam e absorvam melhor o conteúdo do Ensino Fundamental e se sobressaiam na prova do Enem!

* Confira a reportagem http://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/enem-75-dos-assuntos-de-matematica-sao-do-ensino-fundamental/