A prevenção é o melhor remédio

O coronavírus é um vírus pertencente à família Coronaviridae e há algum tempo vem causando preocupação ao redor do mundo. Para evitar o contágio, fique atento aos cuidados necessários, sintomas e como ocorre a transmissão do vírus.

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo (como toque ou aperto de mão), contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença. Os principais sintomas conhecidos até o momento são febre, tosse e dificuldade para respirar.

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir o coronavírus. Entre as medidas estão: Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, evitar contato próximo com pessoas doentes, ficar em casa quando estiver doente, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo, limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Nas próximas semanas os professores orientarão os alunos, em sala, sobre os cuidados necessários. Todos também estão orientados a utilizar o álcool em gel, disponível em toda a escola, para higienizar e desinfetar as mãos. A equipe de disciplinários, que mantém contato constante com os estudantes, também está orientada quantos aos cuidados necessários.

A prevenção é o melhor remédio. Além disso, é importante ficar atento às novidades sobre o vírus, vindas de fontes confiáveis, e tomar cuidado quanto à Fake News. As informações aqui obtidas foram retiradas do site do Ministério da Saúde, com link https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus