A gentileza nunca sai de moda

A gentileza caracteriza-se como um valor moral, transmitido desde a infância, e que, ao longo dos anos, vai se moldando de acordo com as experiências de cada pessoa. Ser gentil é agir de maneira amável e respeitosa em atos cotidianos de educação e cuidado com os outros. 

O Colégio ICJ preza pela atitudes gentis e que remetem a um bom relacionamento social. No projeto anual de linguagem, que envolve todas as matérias relacionadas a essa área do conhecimento, tivemos como tema, em 2020, a gentileza. Do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio, a temática foi tratada em diversos aspectos. 

Veja abaixo as atividades desenvolvidas em cada série e os professores que fizeram parte das ações: 

– 6º ano EFII – Professora Rejane 

Os alunos realizaram um mural digital no padlet, uma ferramenta que possibilita a criação de quadros virtuais para a organização escolar e profissional. Todos foram incitados a se inspirar no livro “Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, e retirar pensamentos e frases inspiradoras sobre a temática.

 

– 7º ano EFII – Professoras Aline e Raquel

No 7º ano EFII, os estudantes produziram vídeos sobre a prática de atos de gentileza em casa. Ajudar a lavar louças e auxiliar os irmãos nos deveres foram algumas das ações realizadas. Os alunos deveriam falar sobre as atividades tanto em inglês quanto em português, para incentivar o contato com a língua estrangeira. 

 

– 8º ano EFII – Professores Cintia, Andrea e Gustavo

As turmas de 8º ano EFII trabalharam a gentileza no esporte. Entendendo um pouco mais sobre o conceito e o que seria um bom manual da gentileza, os alunos alinharam as ideias ao mundo esportivo. Com isso, cada um produziu uma camisa virtual, para fazer parte da torcida da gentileza, e, em conjunto, um slogan para utilizar em anúncios que vinculem o tema ao esporte.

 

– 9° ano EFII – Professoras Nilvania e Shirley

A partir da leitura do livro de Clarice Lispector, “Laços de família”, os estudantes debateram sobre os novos modelos de família do século XXI, comparando-os àqueles trabalhados na obra de Lispector.

Com a frase “Os laços de família se fortalecem com a gentileza”, nasceu também a ideia de trabalhar a conscientização sobre o tema durante o período de distanciamento social. Pelo fato de o convívio familiar ser maior neste momento, os alunos criaram anúncios publicitários, com o objetivo de fortalecer e promover a gentileza entre os familiares. 

 

– 1ª série EM – Professora Viviane

Neste projeto, a turma foi inspirada pelo profeta da gentileza José Datrino, o pregador urbano, que espalhava mensagens de amor pela cidade do Rio de Janeiro  nos auges dos anos 60.

Divididos em grupos, os alunos ficaram responsáveis por divulgar, nas redes sociais, atos de gentileza praticada com os idosos, moradores de rua, mulheres, em casa, no trânsito, na pandemia e no trabalho. Outro grupo tinha a tarefa de cuidar da parte escrita, com frases de efeito que levassem à reflexão dos leitores. As atividades deveriam ser produzidas tanto em inglês quanto em português. 

 

– 2ª série EM – Professora Alexsandra

O foco desta turma era desconstruir ideias prontas que circulam na internet e geram desconforto em algumas pessoas, são consideradas situações ilegais e/ou práticas de cyberbullying. Entre os temas estavam: Cultura do cancelamento e suas consequências, Representativa e racismo estrutural no cinema, Intolerância religiosa, Violência contra animais, Fake News, Fake news sobre a pandemia e Preconceito.

 

– 3ª série EM – Professora Alexsandra

Os alunos do 3º ano EM foram instigados a entender sobre como o conhecimento científico e teórico contribui para práticas mais éticas e gentis. Um exemplo disso seriam as divulgações de notícias com conteúdo falso, as chamadas fake news, que prejudicam toda uma sociedade ao serem cada vez mais dissipadas. 

Quer ver as atividades realizadas pelas turmas? Clique aqui!

Você também encontra alguns trabalhos aqui:

PROJETO GENTILEZA.TORCIDA – 8º ano EFII

Intolerância Religiosa – 2ª série EM

Corrigindo erros históricos – 3ª série EM

Combatendo as Injúrias Homofóbicas – 3ª série EM

 

Um comentário em “A gentileza nunca sai de moda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *