A educação pós pandemia sob perspectivas discentes

Durante o segundo semestre de 2020, o professor de matemática, Bruno Freitas, e os alunos da 2ª série do Ensino Médio desenvolveram um projeto com o tema “A educação no Brasil Pós-Pandemia sob perspectivas discentes”. Durante o processo, os alunos aprenderam sobre os conceitos de Estatística: tabelas de frequências e análise, medidas de centralidade e de dispersão. De posse desses conceitos, a proposta era colocar em prática os conhecimentos adquiridos através de uma pesquisa estatística.

Após debate realizado em aula, foram sugeridos alguns subtemas para a pesquisa, tais como “A alfabetização no ambiente virtual e suas consequências”, “O advento dos cursinhos como estratégia de reparação de defasagem” e a “Preparação do 3º EM para o ENEM 2021”. Cada grupo ficou encarregado de criar um questionário e aplicá-lo a uma amostra de, no mínimo, 100 pessoas.

Após a coleta, foram apresentadas conclusões de toda a amostra coletada e um artigo e um folder foram publicados por cada grupo sobre os resultados da pesquisa, conjecturando possíveis justificativas para os resultados obtidos. Algumas das conclusões a que chegaram foram “25%  dos alunos da Rede Pública apresentam problemas com a internet” e “71% dos entrevistados acham correta a participação de alunos em cursinhos preparatórios”.

Confira aqui o trabalho realizado pelos grupos!