A Cultura do Cancelamento: tema da semana no 3º ano EM

Para preparar-se para os Vestibulares e ENEM, a turma do 3º ano do Ensino Médio trabalha desde o início do ano alguns assuntos que poderão ser abordados nas provas. A cada semana um tema é debatido e o primeiro foi sobre a Cultura do Cancelamento. Para escrever bem sobre o assunto, é importante entender os conceitos de cultura e de cancelamento, bem como associá-los. Os alunos podem consultar dicionários, pesquisar na internet e devem construir textos autorais a partir desses conceitos.

Para auxiliá-los, a professora regente, Cíntia Combat, também disponibiliza um repertório com livros, séries e outros meios para discutir sobre a Cultura do Cancelamento, tema atual e relevante. Para este primeiro tema, os alunos debateram sobre o livro Utopia, de Thomas More, que retrata uma sociedade perfeita, sem conflitos, mas que, ao contrário, percebe-se uma sociedade com mazelas herdadas pela cultura do cancelamento. As obras de Machado de Assis também foram analisadas, já que em sua fase realista o escritor brasileiro teceu críticas às condutas egoístas e superficiais da sociedade. Para mais, séries atuais como Control Z e Black Mirror, que mostram discursos de ódio presente nas redes sociais, também tiveram influência para a escrita dos alunos.