SIMICJ 2018

Dia 03/10, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio participaram da 3ª edição da SIMICJ, uma simulação realizada no Colégio com intuito de colocar em pauta temas relevantes e fomentar o desenvolvimento da diplomacia.

Após a realização de uma cerimônia de abertura no Ecoparque, os alunos se dirigiram às salas de seus respectivos comitês para dar início aos debates.

As temáticas e tópicos de discussão tratados por cada um deles foi:

– UNIDO (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento) – Energias alternativas e o desenvolvimento industrial: A importância e a necessidade de investimentos em energias alternativas, de modo que crescimento econômico e sustentabilidade possam coexistir.

– OEA (Organização dos Estados Americanos) – Crise política na Nicarágua: De que formas as nações podem auxiliar no apaziguamento da crise, para que suas consequências não atinjam outros países e a população da Nicarágua não seja acometida de violência desumana?

– ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) – Crise de refugiados da Venezuela: O autoritarismo ineficaz do governo venezuelano para resolver a crise e a participação internacional no amparo aos refugiados.

– OMS (Organização Mundial da Saúde) – A síndrome respiratória do Oriente Médio: De que forma as nações podem cooperar entre si a fim de proporcionar a criação de uma vacina e de medicamentos específicos para a MERS?

– OMC (Organização Mundial do Comércio) – Protecionismo econômico e a supervalorização de commodities: Como as nações podem definir uma nova forma de proteção das indústrias nacionais, sem prejudicar a economia externa.

– IMPRENSA – SIMI News: Redação, imagem e reportagem.

Com muita dedicação, os estudantes desempenharam os papéis de delegados em prol dos interesses dos países que representavam. As discussões foram muito produtivas e refletiram o engajamento e encantamento dos alunos! Com isso, ficou evidente não só o forte o avanço dos jovens em relação aos conteúdos debatidos, mas também no que diz respeito ao impacto social do projeto em suas vidas.

Uma grande novidade é que, este ano, acontecerá uma versão da SIMICJ aberta para o público externo, dentre estudantes do 9º ano, Ensino Médio, cursinhos e graduação. Nos dias 19 e 20/10 o evento irá agitar o ICJ com as discussões da reativação da prisão de Guantánamo, do surto de febre hemorrágica de lassa na África e das criptomoedas e a eclosão do libertarianismo.

Para saber mais informações e realizar a inscrição no evento, acesse: https://simicj2018.wixsite.com/simicj2018

Veja as fotos da SIMICJ do dia 03/10 em: https://flic.kr/s/aHskFFhodR

Confira abaixo o jornal SIMI NEWS elaborado pelos alunos da Imprensa.