Retrospectiva da Equipe de Robótica ICJ

A partir de muitos estudos e da visão de mundo da diretoria e da equipe pedagógica do Colégio ICJ, foram implementadas metodologias pioneiras e projetos pedagógicos de ponta que elevaram ainda mais a qualidade de ensino da instituição. Um bom exemplo é a nossa Robótica, que foi implantada em 2011 na grade curricular dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 2º anos do Ensino Médio. Desde então, as Equipes de Robótica do ICJ alcançaram grandes resultados que extrapolaram os muros da escola, se destacando em competições na área e recebendo importantes premiações. Para relembrar tudo que já conquistaram, resolvemos fazer um compilado dos torneios que as equipes participaram nos últimos anos.

No ano de 2013, o ICJ foi premiado no I Torneio de Robótica Inspirar. A equipe do Ensino Médio conquistou o 1º lugar geral nesta categoria, ganhou um prêmio pela criação do melhor robô Sumô e outro pela Melhor Ideia. Já a equipe do Ensino Fundamental II conquistou o 3º lugar geral, além da Menção Honrosa.

Em 2014, a história da Robótica foi marcada por duas grandes competições. A equipe formada por alunas do 9° ano do Ensino Fundamental ficou com o 1º lugar na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica e encerrou a etapa nacional em 13° lugar.

Em novembro do mesmo ano, a equipe de robótica do ICJ conquistou o 1° lugar no II Torneio de Robótica Lego Inspirar e faturou o prêmio Destaque na categoria Agilidade.

Outra espetacular vitória ocorreu em setembro de 2015. Os alunos do Colégio participaram da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica e ganharam o 1º lugar do nível 1, referente ao Ensino Fundamental II, e 2º lugar do Nível 2, referente ao Ensino Médio. Outras equipes receberam os prêmios por melhor projeto de escola privada, premiação por elegância e premiação por dedicação.

Em 2016, o ICJ recebeu um troféu da Inspirar Soluções Educacionais pela excelente participação e conquistas na etapa Regional das Olimpíadas Brasileiras de Robótica. Nesta edição, a equipe “Humanoides” e o grupo “The Life Project” conquistaram medalhas de ouro nas modalidades 9º ano e Ensino Médio.

Por fim, em 2017, equipes do 9º ano e do Ensino Médio participaram da etapa regional do Torneio Juvenil de Robótica. Nossos alunos ganharam 1º, 2º e 3º lugares entre quatro categorias! Com isso, o ICJ se classificou para fase final, que acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro, em São Luís do Maranhão.

Temos muito orgulhoso de nossos notáveis alunos! Muita coisa ainda está por vir nessa jornada de sucesso!!!