Projetos Institucionais

Atividades de caráter multidisciplinar, os Projetos Institucionais desenvolvidos anualmente pelo Colégio ICJ são uma ótima ferramenta de auxílio ao ensino, na combinação de diversas áreas do conhecimento. Conceitos de disciplinas como Matemática, Mecânica, Física, Informática e outras são integrados dentro da sala de aula para enriquecer a aprendizagem. Além disso, alguns dos projetos também promovem a interação social de nossa comunidade escolar.

Confira os nossos projetos:

A catequese oferecida pelo Colégio ICJ tem como foco a formação humana, mostrando como Cristo praticava a solidariedade, o respeito e o amor ao próximo, transferindo esses valores para o cotidiano. A preparação para a 1º Eucaristia é opcional e acontece fora da grade curricular do colégio.

As aulas são ministradas uma vez por semana para os alunos do 5ºano do ensino fundamental. Se houver disponibilidade de vagas, alunos que não são do 5ºano e têm mais de 10 anos de idade, podem participar.

A realização do curso está sujeita à adesão de um número mínimo de inscritos.

Inaugurado em 9 de outubro de 2009, o Clube da Leitura nasceu da sensibilidade das professoras Geisa Mara Batista (Língua Portuguesa-PTX), Mônica Lages (História) e da então bibliotecária Elistéia Maia quanto à paixão, ainda latente, de um certo grupo de alunos do Colégio ICJ: a leitura. Atentas, as profissionais perceberam que, curiosamente, apesar da resistência que aparentemente as leituras indicadas pela escola causavam, certos livros despertavam nos alunos o mais profundo e sincero desejo de ler. Posto isto, uma demanda ou, antes, um desafio, impunha-se: converter essa leitura prazerosa e comumente marginalizada, vista em oposição à leitura obrigatória (escolar), em uma leitura a ser feita e discutida no ambiente escolar. Em consequência, aproximar as ideias leitura-escola-prazer.

Quebrando mitos e derrubando preconceitos acerca de “literaturas”, a proposta do clube é fazer com que cada vez mais alunos descubram o que Rolam Bartes (1998) chama de “o prazer do texto”. Acreditamos que valorizando a autonomia dos alunos, propondo o diálogo intertextual e orientando-os para uma leitura crítica e reflexiva em agradáveis encontros para compartilhar suas apreciações, podemos descobrir o prazer em uma diversidade cada vez maior de textos.

O importante é que nesse percurso os alunos são livres para escolherem o que querem ler, sem preconceitos.

Para o clube um bom texto é aquele que aguça a criatividade do leitor, desperta o interesse a outras leituras e que lhe possibilita experimentar sua visão de mundo ao lado do personagem e ampliá-la na realidade. Texto ruim “é o que não deixa o leitor inventar” (CARNEIRO ,2001, 44).

O Clube da Leitura se reúne uma vez por mês para discutir as leituras propostas no encontro anterior e aceita inscrições de estudantes a partir do 6ºano do Ensino Fundamental.

Acesse a página do Clube no Facebook.

A Feira de Cultura e Criatividade é um evento bianual que a cada edição trata um tema diferente relacionado às Ciências, Geografia e atualidades. O tema, escolhido em conjunto com as coordenadoras pedagógicas, é explorado ao longo do ano e para finalizar é organizada a feira, onde cada turma apresenta para os pais, colegas e convidados o que foi desenvolvido e aprendido.

Os alunos envolvidos no projeto são do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e do 1º e 2º ano do Ensino Médio.

A Feira do Livro da Educação Infantil é uma atividade que valoriza o contato das crianças com os livros, incentivando assim o gosto pela leitura e o interesse pela arte de forma lúdica. Durante o evento, os alunos do Maternal I ao 2º período fazem apresentações musicais, teatrais e de dança sobre os livros estudados ao longo do ano.

A Festa da Família acontece todos os anos, para os alunos da Educação Infantil. É um evento descontraído e divertido, que promove a confraternização entre escola e a família e reforça os laços fraternos entre eles.

A festa é realizada em parques, praças e outros ambientes abertos da cidade ou do colégio, onde acontecem brincadeiras esportivas e gincanas. Participam do evento alunos, pais, familiares, professores, coordenadores e funcionários do Colégio ICJ.

O Arraiá ICJ é um evento muito animado, aberto à participação de toda comunidade escolar, durante um sábado inteiro! São várias apresentações de quadrilha pelas diversas turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio. A comunidade ainda pode aproveitar as comidas típicas dessa época do ano e os alunos as barraquinhas de jogos.

A renda da festa é revertida para projetos internos e sociais apoiados pela escola. O ingresso de entrada é solidário e os valores e/ou produtos arrecadados na portaria são destinados ao Projeto Nossa Gente de Minas.

O Fórum de Jovens é um espaço de discussão desenvolvido para que os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e os alunos do Ensino Médio possam aprender e extrapolar sobre temas de interesse. O objetivo é propiciar a socialização de informações e experiências entre os jovens; facilitar a integração entre eles, por meio de atividades diversas, esclarecendo questões pertinentes à própria juventude.

Sabe-se que os jovens gostam de inventar, sentem-se felizes ao criar e ao participar de situações em que possam externar suas aspirações e sentimentos. E através do Fórum eles podem demonstrar seu jeito de ver e viver a vida, de ter a arte de inventar, de usar a criatividade, de expressar de forma radical ou com delicadeza, através da linguagem lúdica ou na oralidade.

A Companhia Teatral do Colégio ICJ foi fundada em 2000 e está, desde então, sob a direção do professor William Rocha.  O projeto é desenvolvido com os alunos do 2º ano do Ensino Médio e tem início a cada ano com o projeto Nossa Gente de Minas, quando os alunos apresentam uma peça nas escolas visitadas nas comunidades carentes do Norte de Minas.

Após o trabalho do projeto Nossa Gente de Minas, o grupo recebe novos integrantes também do 1º e do 3º ano do Ensino Médio e passa a ensaiar novos espetáculos que são exibidos em outras oportunidades na escola, culminando com uma apresentação aberta ao público, em um teatro de Belo Horizonte, ao término do ano letivo.

O Projeto Mala e Cuia promove a socialização, o respeito ao outro e a saudável convivência com os colegas, permitindo a troca de histórias de vida e opiniões.

Os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I chegam ao colégio ao anoitecer da sexta-feira e só retornam para casa no sábado de manhã. Passam na escola momentos divertidos e animados com atividades especialmente preparadas para o projeto, como brinquedos infláveis, discoteca, baile à fantasia, caça ao tesouro e muito mais!

Com temáticas diferentes a cada ano, a Mostra de Arte da Educação Infantil (do Maternal ao 2ºperíodo) apresenta às famílias os trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o ano letivo. O objetivo é despertar a criatividade e o gosto artístico das crianças, além de propor às famílias a valorização do trabalho dos pequenos estudantes.

A Mostra de Arte e Cultura apresenta os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), destacando a arte que é trabalhada em sala de aula em paralelo aos conteúdos programáticos. Com o objetivo de despertar a potencialidade, a criatividade e as habilidades da criança para a arte, a culminância do projeto acontece com a realização da Mostra que conta com a visitação das famílias.

É um momento interativo dos jovens do Ensino Médio com profissionais e estudantes de cursos superiores de diversas universidades. O objetivo é ampliar os conhecimentos sobre as profissões e o mercado de trabalho.

Durante o evento, os alunos têm a oportunidade de esclarecer suas dúvidas, descobrir mais sobre os cursos, questionar e investigar sobre a escolha adequada para a futura profissão e da faculdade onde vão estudar.

Com a Mostra, o Colégio ICJ contribui com a aproximação dos estudantes do Ensino Médio com os cursos superiores, incentiva a perseverança aos estudos e a busca por um futuro consciente.

O Projeto Nossa Gente de Minas promove uma viagem às comunidades carentes do interior de Minas Gerais e busca contribuir com os estudos de ética, cidadania, política e responsabilidade social. A iniciativa tem a intenção de propiciar aos alunos experiências únicas que ilustram o conteúdo visto e discutido em sala de aula.

Durante a viagem os alunos do 2º ano do Ensino Médio, juntamente com a coordenação pedagógica e professores, desenvolvem oficinas de teatro, higiene e saúde bucal, afetividade e sexualidade, e ainda atividades de recreação para as crianças das comunidades carentes. Ao longo do 1º semestre letivo, os alunos preparam as oficinas nas aulas de Filosofia e promovem campanhas de arrecadação de doações (alimentos, agasalhos, livros, etc.).

O projeto já visitou inúmeras cidades mineiras em mais de 10 anos de atividade. Entre elas Mariana, Diamantina e Vale do Jequitinhonha.

 Incentivar o gosto pela leitura, desenvolver a oralidade, a imaginação e a sensibilidade são os objetivos do Projeto Literário do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). O projeto apresenta um tema diferenciado a cada ano que é estudado pelo alunos nas obras literárias indicadas.

Ao final do ano letivo é organizada a Feira Literária onde acontecem as apresentações teatrais, musicais e declamações para convidados, pais, amigos e familiares.

A cada 2 anos, os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio participam do Projeto Literário. A proposta pedagógica visa o estudo dinâmico de obras literárias e o desenvolvimento de habilidades de interpretação e contextualização – de textos e da realidade em que vivemos, em diálogo com as artes cênicas – possibilitando novas vivências sociais e culturais.

Ao fim do projeto é organizado um grande espetáculo, com apresentação dos estudantes para toda comunidade.

A Simulação Interna ICJ – SIMICJ é uma demonstração das atividades das Nações Unidas realizada pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II juntamente com os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Tem por finalidade ampliar a visão de mundo dos alunos como cidadãos em direitos políticos.

Os alunos se organizam em grupos, estudam os temas definidos e depois se envolvem em debates onde assumem o papel de delegados que devem sustentar e defender o ponto de vista da política externa dos países que representam.

Como forma de comemorar o encerramento do Ensino Fundamental II e a passagem para o Ensino Médio, os alunos do 9º ano, juntamente com uma equipe de educadores do Colégio ICJ, fazem uma viagem recreativa próximo do fim do ano letivo, para um ambiente hoteleiro de lazer.

Durante os três dias que passam juntos, os alunos participam de práticas esportivas, culturais e artísticas que propiciam a confraternização de todo grupo, estimulam a adaptação social, a integração, a liberdade e a autonomia. A atividade é um convite à aventura, planejada com muito detalhe e total segurança de todos.

No projeto “De Volta ao Brasil Império e República: Uma proposta interdisciplinar”, o ICJ leva os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II à cidade construída por D. Pedro II, Petrópolis – RJ, cujo núcleo original foi o Palácio Imperial (1843) e que se tornaria a residência de férias da família real.

A viagem proporciona aos alunos uma volta no tempo do Brasil Império, uma verdadeira aula ao vivo de história e cultura de época.