Quem faz história em BH

O projeto “Quem faz História em BH” tem por objetivo aproximar os alunos dos diversos profissionais que trabalham com a construção dos saberes da disciplina de História, bem como das pessoas que, com suas ações, são capazes de surpreender.

A inspiração para o projeto surgiu da necessidade de expor o processo de construção da memória, através do qual será possível perceber que a História não é uma narrativa fria e distante, mas, chega à sala de aula como fruto de um trabalho árduo e apaixonado de pesquisadores, escritores, professores ou seja, um grupo de dedicados profissionais.

O trabalho com memória é uma oportunidade ímpar de construir uma percepção sobre o passado e o presente de pessoas comuns, mas especiais, que através de suas trajetórias de vida são capazes de provar que, com pequenas ações cotidianas, podemos fazer a diferença na comunidade.

O trabalho é ancorado em entrevistas, possibilitando o vínculo com as pessoas e as histórias narradas, bem como o desenvolvimento de diferentes habilidades como observação, análise, síntese, criatividade e interpretação.

Assim, espera-se que os alunos tornem-se mais conscientes de sua importância como ser histórico integrado na sociedade, condição importante para entender o mundo em que vivem e para encontrarem formas de transformá-lo.

Nível de ensino: 
Ensino Fundamental II
Tipo: 
Projetos e atividades