Musicalização

A Educação Musical proporciona um envolvimento intrínseco à essência do ser humano. A música atinge a alma e o corpo, ambos beneficiam-se sobre os elementos da poesia e dos valores morais.

A programação das atividades de musicalização do Colégio ICJ está focada nas turmas da Educação Infantil (1º e 2º períodos), do Ensino Fundamental I (anos iniciais) assim como no Serviço de Horário Integral. O professor realiza atividades para despertar as crianças para o uso da audição apurada com o reconhecimento de diversos sons, apurar o gosto pela música, despertar os sentidos, e, principalmente, contribuir para melhorar a assimilação dos conhecimentos.

A proposta da alfabetização musical do colégio tem como base a cultura brasileira, onde são encontradas possibilidades para a criação de cirandas e estudos sobre a origem da música afro-brasileira como o samba de roda, samba de coco e congadas mineiras; é possível ver ainda moçambique e influências musicais como cânticos africanos, músicas japonesas, músicas de concerto, orquestra, dentre outros. Por meio das atividades propostas, os alunos fortalecem a vivência auditiva o que facilita a prática espontânea. Eles vivenciam a música por meio da experimentação, da imitação, da repetição de frases melódicas e rítmicas e de exercícios que incentivam a composição.

A audiopartitura é um exemplo de atividade que desenvolve a potencialidade da escrita da arte sonora, através de imagens e desenhos informais. Nesse exercício cria-se naturalmente o conceito de silêncio, de intensidade, dinâmica, timbre, polirritmia, organização das ideias musicais e também a poesia.

Através de canções, os alunos exercitam melodias com fonéticas diferenciadas, em um trabalho intenso com a afinação, presença vocal, dicção e verbalização rítmica bem acentuada. Outra possibilidade educacional na musicalização é a gravação, o registro, a apresentação para os seus colegas de classe e o aprimoramento de seus trabalhos musicais dando mais abertura as atividades extra musicais como a dança, as artes visuais e a performance em geral.

Em todas as vertentes, a educação musical amplia os horizontes sensoriais da criança e aguça sua sensibilidade para o mundo que a cerca.

Nível de ensino: 
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Tipo: 
Projetos de mediação acadêmica