Menteinovadora

Em parceria com a MindLab, desde 2008, o Colégio ICJ adota o Programa Menteinovadora para todos os alunos 1º e 2º períodos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O programa visa ampliar as potencialidades do cérebro das crianças e adolescentes, fortalecendo suas habilidades sociais de construir conexões entre diferentes campos de pensamento. Desenvolve as habilidades de resolução de problemas, uso da criatividade, cooperação e colaboração, enfretamento do novo e do inesperado. Utiliza para essa finalidade um professor treinado que é mediador dos jogos de raciocínio e dos métodos cognitivos.

Na Educação Infantil são utilizados jogos de tabuleiros e acessórios adaptados como tapetes gigantes para integrar os alunos e trabalhar as necessidades da primeira infância: orientação especial, desenvolvimento psicomotor e habilidades básicas de pensamento.

Os alunos do Ensino Fundamental I utilizam jogos de raciocínio para desenvolver estratégias de pensamentos, habilidades sociais e emocionais para lidar com situações problema. No Fundamental II, os alunos têm acesso ainda ao Portal do Aluno, uma verdadeira extensão do Programa Menteinovadora, estruturado com desafios estimulantes para aprender e se divertir fora da sala de aula.

Promover a “autonomia para aprender, possibilitando a formação de pessoas capazes de andar por si só na construção do conhecimento” é o principal objetivo do Colégio ICJ, que centra nos estudos de grandes educadores como Reuven Feuerstein e Vygotsky. As aulas do Menteinovadora acontecem em salas especialmente preparadas para esse fim.

Saiba mais sobre a metodologia Menteinovadora no site: http://menteinovadora.com.br/

Nível de ensino: 
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Ensino Fundamental II
Tipo: 
Projetos de mediação acadêmica