Clube da Leitura

Inaugurado em 9 de outubro de 2009, o Clube da Leitura nasceu da sensibilidade das professoras Geisa Mara Batista (Língua Portuguesa-PTX), Mônica Lages (História) e da então bibliotecária Elistéia Maia quanto à paixão, ainda latente, de um certo grupo de alunos do Colégio ICJ: a leitura.

Atentas, as profissionais perceberam que, curiosamente, apesar da resistência que aparentemente as leituras indicadas pela escola causavam, certos livros despertavam nos alunos o mais profundo e sincero desejo de ler. Posto isto, uma demanda ou, antes, um desafio, impunha-se: converter essa leitura prazerosa e comumente marginalizada, vista em oposição à leitura obrigatória (escolar), em uma leitura a ser feita e discutida no ambiente escolar. Em consequência, aproximar as ideias leitura-escola-prazer.

Quebrando mitos e derrubando preconceitos acerca de "literaturas”, a proposta do clube é fazer com que cada vez mais alunos descubram o que Rolam Bartes (1998) chama de "o prazer do texto". Acreditamos que:valorizando a autonomia dos alunos, propondo o diálogo intertextual e orientando-os para uma leitura crítica e reflexiva em agradáveis encontros para compartilhar suas apreciações, podemos descobrir o prazer em uma diversidade cada vez maior de textos.

O importante é que nesse percurso os alunos são livres para escolherem o que querem ler, sem preconceitos.

Para o clube um bom texto é aquele que aguça a criatividade do leitor, desperta o interesse a outras leituras e que lhe possibilita experimentar sua visão de mundo ao lado do personagem e ampliá-la na realidade. Texto ruim “é o que não deixa o leitor inventar” (CARNEIRO ,2001, 44). 

O Clube da Leitura se reúne uma vez por mês para discutir as leituras propostas no encontro anterior e aceita inscrições de estudantes a partir do 6ºano do Ensino Fundamental.

Acesse a página do Clube no Facebook.

Nível de ensino: 
Ensino Fundamental II
Ensino Médio
Tipo: 
Projetos e atividades