Projetos de mediação da aprendizagem

Os Projetos de Mediação da Aprendizagem são específicos, interdisciplinares e organizados de acordo com a faixa etária dos estudantes. Têm por objetivo enriquecer os estudos e  contribuir de maneira significativa na aquisição do conhecimento.

A adoção de metodologias modernas, em consonância com o mundo tecnológico em que vivem os jovens atualmente, permite a melhor aquisição dos conhecimentos, desenvolve diversas qualidades pessoais e incentiva a resolução de situações-problema para criar uma experiência estimulante e realmente significativa.

A disciplina de Educação Financeira é ministrada para os alunos do 5ºano do Ensino Fundamental e também para os alunos do Ensino Médio.

O objetivo é criar uma consciência crítica da influência do dinheiro na vida do ser humano. O trabalho é desenvolvido por meio de discussões e exemplos práticos, aproveitando a realidade cotidiana dos alunos para refletir sobre o assunto.

No 5ºano do Ensino Fundamental, o tema da Educação Financeira é trabalhado dentro das aulas de Matemática e propõe uma reflexão, ao nível de entendimento dos alunos, sobre hábitos de consumo.

No Ensino Médio os conteúdos permitem analisar a situação econômica do país, compreender e apontar medidas viáveis para estimular a economia brasileira. Na disciplina, o jovem tem a possibilidade de refletir sobre um futuro financeiro saudável, sem consumismo, com planejamento e orientação para tomar decisões de modo autônomo, responsável, além de se tornar capacitado para multiplicar conhecimentos e condutas sobre o tema junto aos seus familiares.

A formação humana é um programa educacional de compreensão de valores dirigido às necessidades das crianças e jovens. Consiste em práticas pedagógicas específicas que conduzem os alunos à convivência social, à solidariedade humana, à preservação da vida no planeta.

Dedica-se assim à construção de valores pautados nos princípios éticos da autonomia, da vida cidadã, do bem-estar social, da paz e da harmonia entre as pessoas em seus deveres e direitos no respeito à ordem democrática.

A disciplina é ministrada no 5º, 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.

O Pense Matemática é um programa multiplataforma que auxilia os alunos no aprendizado dos conceitos matemáticos de forma muito mais encantadora e envolvente. Utiliza uma série de recursos pedagógicos – materiais concretos, recursos interativos, um ambiente on-line completo e aplicativos – que se somam para instigar a curiosidade e multiplicar os saberes que desenvolvem o pensamento lógico-matemático dos estudantes.

O programa será desenvolvido a partir de 2018 com os alunos do 1º período da Educação Infantil ao 8º ano do Ensino Fundamental.

Para saber mais, acesse: https://www.positivoteceduc.com.br/solucao/pense-matematica/?gclid=CLzmzMCH7tQCFUdWDQodD8IKVQ

O sistema Lego Education WeDo 2.0 permite que o aluno explore grandes projetos de ciências, incluindo engenharia, tecnologia e programação. Vem com uma biblioteca com mais de 40 horas de aula e uma Biblioteca de Design, com ideias inspiradoras, que propicia a criação de projetos de ciência de sucesso, motivadores e interessantes.

O WeDo 2.0:

• Incentiva a curiosidade, permitindo que os alunos investiguem e projetem ideias através de uma gama de tópicos científicos;
  • Aumenta a confiança, incentivando a experimentação e resolução de problemas;
  • Capacita os alunos a explorar, criar e compartilhar projetos com um público mais amplo;
  • Aumenta o interesse em ciência, incluindo engenharia, tecnologia e programação, tornando-a real e relevante.

O projeto será aplicado em 2018 entre os alunos do 3ºao 5ºano do Ensino Fundamental I.

A Robótica é uma disciplina de caráter multidisciplinar que integra conceitos de Matemática, Mecânica, Física, Informática e outras, facilitando a assimilação desses conteúdos pelos alunos.

O projeto faz parte da grade curricular das turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 2º anos do Ensino Médio desde 2011. Com isso, desenvolve nos estudantes, através da teoria e da prática, uma postura empreendedora, senso crítico, criatividade, autonomia e capacidade de solucionar problemas.

Nas aulas do 9º ano, é aplicada a metodologia da Lego Zoom, grupo que representa com exclusividade a LEGO® Education. Com uma trajetória de 22 anos, a Zoom ganhou, em 2018, o prêmio TOP Educação na categoria Educação Tecnológica.

Os alunos do Ensino Médio também utilizam o material da LEGO® durante as atividades, incluindo kits de montagem, motores, sensores, lâmpadas e demais materiais.

As diversas equipes de Robótica do Colégio participam anualmente dos campeonatos externos (municipais e nacionais), já tendo conquistado inúmeras premiações. Confira: http://www.colegioicj.com.br/novo/startup-de-alunos-do-icj/

Para saber mais sobre o projeto da Lego Zoom, entre no site da Zoom Education.