Projetos de mediação da aprendizagem

Os Projetos de Mediação da Aprendizagem são específicos, interdisciplinares e organizados de acordo com a faixa etária dos estudantes. Têm por objetivo enriquecer os estudos e  contribuir de maneira significativa na aquisição do conhecimento.

A adoção de metodologias modernas, em consonância com o mundo tecnológico em que vivem os jovens atualmente, permite a melhor aquisição dos conhecimentos, desenvolve diversas qualidades pessoais e incentiva a resolução de situações-problema para criar uma experiência estimulante e realmente significativa.

A disciplina de Educação Financeira é ministrada para os alunos do 5ºano do Ensino Fundamental e também para os alunos do Ensino Médio.

O objetivo é criar uma consciência crítica da influência do dinheiro na vida do ser humano. O trabalho é desenvolvido por meio de discussões e exemplos práticos, aproveitando a realidade cotidiana dos alunos para refletir sobre o assunto.

No 5ºano do Ensino Fundamental, o tema da Educação Financeira é trabalhado dentro das aulas de Matemática e propõe uma reflexão, ao nível de entendimento dos alunos, sobre hábitos de consumo.

No Ensino Médio os conteúdos permitem analisar a situação econômica do país, compreender e apontar medidas viáveis para estimular a economia brasileira. Na disciplina, o jovem tem a possibilidade de refletir sobre um futuro financeiro saudável, sem consumismo, com planejamento e orientação para tomar decisões de modo autônomo, responsável, além de se tornar capacitado para multiplicar conhecimentos e condutas sobre o tema junto aos seus familiares.

A formação humana é um programa educacional de compreensão de valores dirigido às necessidades das crianças e jovens. Consiste em práticas pedagógicas específicas que conduzem os alunos à convivência social, à solidariedade humana, à preservação da vida no planeta.

Dedica-se assim à construção de valores pautados nos princípios éticos da autonomia, da vida cidadã, do bem-estar social, da paz e da harmonia entre as pessoas em seus deveres e direitos no respeito à ordem democrática.

A disciplina é ministrada no 5º, 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.

O Pense Matemática é um programa multiplataforma que auxilia os alunos no aprendizado dos conceitos matemáticos de forma muito mais encantadora e envolvente. Utiliza uma série de recursos pedagógicos – materiais concretos, recursos interativos, um ambiente on-line completo e aplicativos – que se somam para instigar a curiosidade e multiplicar os saberes que desenvolvem o pensamento lógico-matemático dos estudantes.

O programa será desenvolvido a partir de 2018 com os alunos do 1º período da Educação Infantil ao 8º ano do Ensino Fundamental.

Para saber mais, acesse: https://www.positivoteceduc.com.br/solucao/pense-matematica/?gclid=CLzmzMCH7tQCFUdWDQodD8IKVQ

O Projeto WeDo 2.0 permite que o aluno explore grandes projetos de ciências, incluindo engenharia, tecnologia e programação. Vem com uma biblioteca com mais de 40 horas de aula e uma Biblioteca de Design, com ideias inspiradoras, que propicia a criação de projetos de ciência de sucesso, motivadores e interessantes.

O WeDo 2.0:

• Incentiva a curiosidade, permitindo que os alunos investiguem e projetem ideias através de uma gama de tópicos científicos;
  • Aumenta a confiança, incentivando a experimentação e resolução de problemas;
  • Capacita os alunos a explorar, criar e compartilhar projetos com um público mais amplo;
  • Aumenta o interesse em ciência, incluindo engenharia, tecnologia e programação, tornando-a real e relevante.

O projeto será aplicado em 2018 entre os alunos do 3ºao 5ºano do Ensino Fundamental I.

A Robótica é um projeto de caráter multidisciplinar que integra conceitos de disciplinas como Matemática, Mecânica, Física, Informática e outras, facilitando a assimilação desses conteúdos pelos alunos.

Em parceria com a Lego Zoom, grupo de educação tecnológica que representa com exclusividade a LEGO® Education, o Colégio ICJ desenvolve, desde 2011, a Robótica com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 2º anos do Ensino Médio. Nas aulas são utilizados kits de montagem, motores, sensores, lâmpadas e demais materiais. Tudo isso para desenvolver no aluno, através da teoria x prática, postura empreendedora, senso crítico, criatividade, autonomia e capacidade de solucionar problemas.

As diversas equipes de Robótica do colégio participam anualmente dos campeonatos externos (municipais e nacionais), já tendo ganhado várias premiações. Veja sobre as premiações aqui: http://www.colegioicj.com.br/novo/retrospectiva-da-equipe-de-robotica-icj/

Desde fevereiro de 2016 funciona no mesmo espaço da Robótica a startup The Life Project – Soluções Tecnológicas, com foco em tecnologia voltada para o segmento esportivo. Os alunos que se identificaram com as atividades de robótica evoluíram na aquisição de conhecimentos e passaram a propor soluções economicamente viáveis para o mercado externo. Leia mais sobre a startup aqui: http://www.colegioicj.com.br/novo/startup-de-alunos-do-icj/

Para saber mais sobre o projeto de Robótica, entre no site da Zoom Education.