Projeto Pedagógico

A proposta pedagógica do Colégio ICJ não está vinculada a uma única linha Pedagógica.
A base do nosso processo de ensino-aprendizagem segue a Tendência Liberal Renovada Progressista, ligada à Escola Nova: um contraponto à Escola Tradicional.

Característica principal:
Valoriza a pesquisa, os experimentos, o estudo do meio social e natural, a descoberta.

Essas possibilidades “OFERECIDAS” ao aluno permitem que ele ” Aprenda Fazendo”. O saber, chamado “CULTURA”, é importantíssimo, mas a forma como o conhecimento é apreendido faz toda a diferença.

O enfoque tem que ser no aluno. Devemos oportunizar ao educando momentos de ensinar, de testar, de tentar, de experimentar, de aprender fazendo inferências, modificando e transformando o meio.

Relação professor- aluno:
– o professor não é o protagonista, detentor de todo o saber. Ele assume o papel de facilitador/ orientador / mediador. Aulas expositivas fazem parte do aprendizado, sem contudo ser a única forma de repasse de conteúdo.

Prática, trabalho em equipe, tecnologias digitais, jogos de raciocínio , atividades desafiadoras e motivadoras são ferramentas de aprendizagem duradoura.

PROJETOS DE MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Clique aqui e conheça os “Projetos de Mediação da Aprendizagem” que reforçam o projeto pedagógico da instituição.