Apresentação

O Novo Ensino Médio é um modelo que reforça o protagonismo estudantil e a construção da cidadania. Dessa forma, as mudanças apresentadas nesta Reforma Curricular propõem a estruturação de uma aprendizagem centrada no estudante, propicia que esses busquem por novos desafios e tenham autonomia para escolher onde desejam investir o potencial cognitivo e socioemocional, capacitando-os mais e melhor para a resolução de demandas complexas da vida cotidiana.

Durante a implantação do novo currículo haverá um aumento progressivo da carga horária e maior flexibilização das disciplinas oferecidas. Assim, os estudantes serão estimulados cada vez mais a exercer seu poder de escolha para a construção de seus projetos de vida.

Em síntese, a reformulação do ensino médio tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas necessidades e enredamentos do mundo do trabalho e da vida em sociedade.