Pais GPS e pais bússolas

Há os pais que funcionam como GPS e aqueles tipo bússola.

Pais GPS guiam o filho ponto a ponto, e de tanto proteger, não permitem que ele experimente e conheça o caminho. São aqueles que se antecipam, adiantam a solução, não o ajudam a pensar e a agir. A consequência pode ser a formação de um adulto sem autonomia, despreparado e incapaz perante a vida.

Já os pais tipo bússola, indicam o norte e permitem que o filho siga sua estrada, sua direção e tome suas próprias decisões. Permitem que os filhos enfrentem suas próprias batalhas e conheçam os percalços de uma vida nem sempre perfeita, mas real.

 

Fonte: Rosely Sayão psicóloga e autora de “Como Educar Meu Filho?”
Adaptação: Maria Leonete Rosa

3 comentários em “Pais GPS e pais bússolas

  1. Infelizmente hoje observamos filhos de pais GPS. Pessoas sem autonomia, sem criatividade e revoltadas quando sao contrariadas. Sinto muita pena terao muita dificuldade para lidar com os imprevistos da vida.

  2. Excelente texto!
    Nesse mundo tão violento, a nossa vontade é ser um GPS mesmo!
    Que Deus me ajude a ser uma boa bússola!
    Obrigada por compartilhar o texto!
    Saudades!❤️
    Tem uma vaga pra mim na sua escola??? Kkkk

  3. Deve-se ponderar que valores são as referências de vida destes pais; em ambos os casos há possibilidades valiosas dependendo das circunstâncias estritas relativas à estrutura familiar, com suas heranças culturais e psicológicas, e o empenho em seus projetos de futuro; questão não menos merecedora de considerações são os pais Laissez-faire em que cada pessoa da família funciona como bem quer, segundo suas naturezas particulares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *