Startup de alunos do ICJ

Em fevereiro de 2016, alunos do ICJ fundaram a The Life Project – Soluções Tecnológicas, uma startup com foco em tecnologia voltada para o segmento esportivo.

Tudo começou no final de 2015, quando os estudantes buscavam formas de arrecadar verba para darem continuidade a seus projetos de robótica, tornando-os economicamente viáveis.

Depois de cogitarem diferentes possibilidades, chegaram à ideia de estruturarem uma startup. Como o grupo já tinha um profundo interesse por robótica e um dos alunos praticava Taekwondo, eles pensaram em uma empresa que atendesse o segmento esportivo.

Aprofundando os estudos na área, constataram que as câmeras utilizadas em eventos esportivos não capturavam certos ângulos importantes para auxílio do juiz em suas decisões.

Unindo a necessidade financeira com a capacidade técnica que possuíam, Caio Simões, Gabriel Morais e Marcelo Vasconcelos, então no 1º ano do Ensino Médio, e Jade Rezende, no 2º ano do Ensino Médio, colocaram em prática a ideia de otimizar o sistema existente.

Jade relata que tiveram todo o suporte operacional do Colégio para tirarem o projeto do papel. “Durante o processo, o orientador [Pablo Carvalho] e a escola nos apoiaram totalmente, cedendo o espaço, materiais e auxiliando em questões técnicas”, ressalta.

O primeiro produto da startup foi um tripé, acionado remotamente, via bluetooth, para um sistema de vídeo replay utilizado em competições. Os alunos apresentaram, inicialmente, a solução para duas das quatro principais entidades Federativas de Taekwondo do estado e o retorno foi tão positivo que o dispositivo já foi usado em 8 competições em 2016 e 6 em 2017.

O grupo segue com o negócio e vem desenvolvendo um novo sistema com o lucro obtido até então. O objetivo é que o dispositivo auxilie juízes em partidas de vôlei de areia a identificar com precisão se a bola passou pela linha central do campo. Com previsão de lançamento para outubro deste ano, o produto promete ser um sucesso e impulsionar ainda mais a startup!